edit Editar esse Conteúdo

Defensoria prestigia edições do "Justiça Cidadã" em cinco comarcas do interior do Estado

Publicado em 13/03/2020 17:34
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Fábio Monteiro [D] fala durante a solenidade de abertura do Justiça Cidadã em Figueirópolis - Foto: Rondinelli Ribeiro / Ascom TJTO


Além do defensor público-geral Fábio Monteiro, outros quatro membros da DPE-TO participaram da ação do TJTO em Arraias, Paranã, Palmeirópolis, Peixe e Figueirópolis


Em continuidade às participações de membros da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) nas ações do projeto Justiça Cidadã, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), ao longo de toda esta semana cinco defensores públicos estiveram envolvidos em atividades realizadas nos municípios de Arraias, Paranã, Palmeirópolis, Peixe e Figueirópolis. Em duas destas ocasiões, o defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, prestigiou a abertura oficial da ação, aproveitando, ainda, para visitar comarcas da própria Defensoria Pública nas localidades.

Em todas as ocasiões, as cerimônias de abertura foram presididas pelo desembargador presidente do TJTO, Helvécio de Brito Maia Neto, e contaram com a presença de diversas autoridades. Em todas as cidades, além das solenidades oficiais de abertura, realizadas nos Fóruns locais, foram desenvolvidas rodas de conversa que abordaram temas sobre cidadania e Justiça.

Para o defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro, o Justiça Cidadã vai ao encontro das práticas da Defensoria Pública ao promover a educação em cidadania e levar serviços à comunidade, o que justifica a parceria entre as instituições nesta ação do TJTO.

“A Defensoria Pública, enquanto instituição, também entende que é fundamental ir ao encontro da população em geral, do próprio corpo funcional, promovendo o conhecimento por meio de informações e treinamentos, além de acesso a serviços diversos. Por isto, quando fomos convidados pelo Tribunal de Justiça para participar do Justiça Cidadã, não hesitamos em assinar o termo de cooperação; até mesmo por sabermos que estas parcerias interinstitucionais são importantes para ambas as entidades e, por fim, quem ganha com elas é a comunidade, seja com ações como estas ou com a melhoria da atuação do sistema de Justiça”, afirmou Fábio Monteiro.

Arraias

A primeira ação do Justiça Cidadã nesta semana ocorreu na segunda-feira, 9, em Arraias, município 419 km distante de Palmas. Nesta atividade, coube ao defensor público Edson Perilo de Azevedo Júnior representar a Instituição tanto na solenidade de abertura quanto em uma roda de conversa no Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro.

Paranã

Na sequência, já na terça-feira, 10, o Projeto chegou a Paranã, a 353 km da Capital. O defensor público Magnus Kelly Lourenço de Medeiros esteve presente na abertura oficial e, também, na roda de conversa realizada no Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco.

Palmeirópolis

Na quarta-feira, 11, o defensor público-geral Fábio Monteiro prestigiou a abertura do Justiça Cidadã em Palmeirópolis, cidade distante 442 km de Palmas. Já na roda de conversa realizada no Colégio Estadual Professora Oneides Rosa de Moura, o defensor público Hud Ribeiro Silva representou a DPE-TO.

Peixe

No município de Peixe, nesta quinta-feira, 12, a defensora pública Maria Cristina da Silva participou tanto da abertura do Projeto na cidade, que fica a 310 km da Capital, quando da roda de conserva realizada no Colégio Estadual Dom Alano.

Figueirópolis

Por fim, encerrando a semana de ações do Justiça Cidadã em comarcas do interior do Estado, membros da DPE-TO prestigiaram, nesta sexta-feira, 13, em eventos simultâneos, tanto a abertura do Projeto do TJTO em Figueirópolis quanto a inauguração da reforma do Fórum da cidade, localizada a 285 km de Palmas.

Nesta ocasião, estiveram presentes o defensor público-geral Fábio Monteiro e o defensor público Magnus Lourenço, que participou, ainda, da roda de conversa no Colégio Estadual Alair Sena Conceição.

Justiça Cidadã

Segundo o TJTO, o Projeto Justiça Cidadã passará por 23 comarcas, levando, a partir da colaboração de instituições parceiras, como a DPE-TO, ações e serviços direcionados especialmente para os moradores locais e aos servidores do Judiciário.

keyboard_arrow_up