edit Editar esse Conteúdo

Defensoria participa de ações de conscientização em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Publicado em 09/03/2020 11:54
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Defensoria participa de ações de conscientização em alusão ao Dia Internacional da Mulher - Foto: Arquivo pessoal / Divulgação

Eventos foram realizados em Palmas e Miracema do Tocantins, envolvendo um centro de internação provisória, uma empresa e uma universidade pública federal


Celebrado neste domingo, 8, o Dia Internacional da Mulher catalisou uma séries de ações de conscientização que contaram com a atuação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). Estas atividades ocorreram no Centro de Internação Provisória (Ceip) Feminino, em Palmas; na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Miracema; e na empresa Contadoria, também na Capital, nos últimos dias 7, 6 e 4 de março, respectivamente.

A ação mais recente aconteceu no Ceip Feminino de Palmas, em conjunto com a Unidade de Semiliberdade (USL) Feminina da Capital, neste sábado, 7, por intermédio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Nudeca). Foi responsável por ministrar o tema “Direito das mulheres e o combate à violência doméstica” para as socioeducandas, os socioeducandos e às mães presentes no Ceip a defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso Costa, coordenadora do Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem).

Também incumbida de realizar a apresentação na Ronan Contadores, na sexta-feira, 6, em Palmas, a defensora pública Franciana Di Fátima conversou com colaboradores da empresa sobre diversas formas de violência contra a mulher. Na oportunidade, foi abordado como o machismo e o patriarcado são elementos constitutivos desta violência, bem como sobre a necessidade de falar e implantar a cultura da igualdade de gênero.

A primeira desta série de atuações da DPE-TO, igualmente cumprida pela coordenadora do Nudem, Franciana Di Fátima, aconteceu na última quarta-feira, 4, no câmpus Warã da UFT, em Miracema do Tocantins, durante o 5º Encontro do Projeto de Extensão em Famílias (Pexfam). O evento enfocou a discussão na rede de atendimento às famílias, reunindo secretários municipais, servidores e conselheiros tutelares que atuam em Miracema, Lajeado, Tocantínia e Miranorte. Com estes agentes, foram colocados em pauta as práticas, as ações e os entraves para o adequado funcionamento desta rede de atendimento.

Para a defensora pública, os eventos foram momentos muito produtivos e demonstram o compromisso social das entidades realizadoras com o enfrentamento das diversas formas de violência contra as mulheres, dando exemplo de responsabilidade social com o ser humano, a igualdade de gênero e o respeito.

“Nas ações, ressaltamos que o Dia Internacional da Mulher é um dia de luta, cuja história remonta o sangue derramado de muitas mulheres trabalhadoras. Todos os dias são dia da mulher; mas o 8 de Março é dia para rememorar e expor os enfrentamentos que precisamos fazer, diariamente, em favor da igualdade de gênero e respeito. Mais do que um dia para ser presenteada, receber flores ou chocolates, é uma data de luta e enfrentamento de toda forma de violência, machismo, desigualdade e opressão. Talvez, o maior e o melhor presente que um homem pode dar a uma mulher é fazer uma reflexão sobre sua postura e, a partir dessa reflexão, mudar seu comportamento machista, sexista, colaborando nas atividades domésticas, respeitando a mulher, sendo companheiro e parceiro de luta. Uma flor sem essa mudança e essa reflexão não significa nada”, enfatizou Franciana Di Fátima.

keyboard_arrow_up