edit Editar esse Conteúdo

Assistidos da DPE-TO com deficiência auditiva são auxiliados por intérprete em audiência judicial

Publicado em 11/02/2020 15:00
Autor(a): Keliane Vale
Assistidos da DPE-TO com deficiência auditiva são auxiliados por intérprete em audiência judicial - Foto: Divulgação TJTO

Um casal com deficiência auditiva participou de audiência em Ação de Regulamentação de Guarda com auxílio de intérprete de libras, após solicitação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), que assiste o casal na unidade de Palmas, onde residem, e unidade de Araguaína, onde residem as filhas, cuja guarda pertence aos avós maternos.

Segundo a defensora pública Aline Mendes de Queiróz, titular da 3ª Defensoria de Família e Sucessões de Araguaína, a instituição informou ao judiciário sobre a necessidade dos assistidos no sentido de terem seus direitos garantidos e resguardados na audiência. “Por se tratar de audiência de conciliação, em que as partes devem ser protagonistas da decisão das suas próprias vidas, consideramos extremamente necessária a tradução, que foi prontamente atendida pelo próprio Tribunal”, afirmou a defensora Aline.

A analista jurídica, Jacqueline Augusta de Mendonca, não mediu esforços para que o pedido da família fosse atendido a tempo, pois, segundo os assistidos, sem um profissional intérprete não sentiam garantido o direito de defesa. A servidora destacou o apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e 1ª Vara de Família e Sucessões em conseguir o serviço.

A audiência foi realizada em janeiro, no Cejusc de Araguaína, onde o casal foi assistido pelo defensor público Uthan Vandré Nonato Moreira Lima, com o auxílio de uma intérprete de libras cadastrada no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Ficou acordado que o pai terá o direito a ver as filhas durante as férias escolares e feriados, contanto que não atrapalhe as aulas, ao passo que caberá à mãe, que mora com os pais em Araguaína, levar e buscar as duas crianças durante as visitas. (Com informações do TJTO).

keyboard_arrow_up