edit Editar esse Conteúdo

Dia da Pessoa com Deficiência contou com programação de lazer e conscientização

Publicado em 04/12/2019 14:35
Autor(a): Keliane Vale
Dia da Pessoa com Deficiência contou com programação de lazer e conscientização - Foto: Nuamac Araguaína

Uma programação de lazer no parque Cimba, em Araguaína, marcou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, nesta terça-feira, 3. Atividades diversas foram promovidas pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e parceiros durante a programação da Semana de Conscientização da Pessoa com Deficiência.

A programação contou com o apoio de diversas instituições a partir de articulação da DPE-TO, Rede de Leitura Inclusiva e Secretaria de Educação e Cultura de Araguaína.

Além do dia de leitura, a ação visou mostrar diversos talentos, como a banda musical dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e também proporcionou diversas atividades para mostrar como é a vida das pessoas com deficiência, reunindo muitas pessoas em prol da conscientização dessa causa que é a mudança da cultura da sociedade, no sentido de tornar uma cidade mais inclusiva, disse o coordenador do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac), Pablo Chaer.

As crianças com e sem deficiência se divertiram em circuitos acessíveis, onde puderam praticar dinâmicas de interação esportivas adaptadas, como voleibol sentado e golzinho com os olhos vendados. Também teve roda de conversa, contação de histórias, exposição de materiais pedagógicos acessíveis e artísticos.

A Escola Estadual Modelo levou os materiais trabalhados no Núcleo Braile de Produção Pedagógica, que funciona desde 2005, aberto às pessoas com deficiência que necessitarem de auxílio educativo, vinculadas ou não à escola. Já o Centro-Dia Especializado para Pessoas com Deficiência expôs materiais artísticos produzidos pelos usuários, cerca de 30 pessoas.

Rede de Leitura Inclusiva

Na ocasião, foi realizado o III Encontro da Rede de Leitura Inclusiva e Acessível com participação de professores e alunos, com palestra da representante da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Angelita Garcia. Ao falar ao público, ela fez uma audiodescrição do cenário do evento para apreciação das pessoas com deficiência visual, demonstrando a importância deste recurso de acessibilidade em todas as oportunidades. 

Programação

Nesta quarta-feira, 4, a partir das 17h30, haverá ginástica funcional na Via Lago. A Semana de Conscientização da Pessoa com Deficiência contará ainda com audiência pública na Câmara de Araguaína (dia 4/12, 14 horas) e encerramento com apresentações culturais (dia 7/12, às 16 horas no Unitpac), com apresentação do coral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Recital de Poesias pelo Grupo Artpalco.

keyboard_arrow_up