edit Editar esse Conteúdo

Defensores na Comunidade: Mais uma edição cumprida com união de esforços e solidariedade

Publicado em 02/12/2019 14:14
Autor(a): Cinthia Abreu
Semus ofereceu serviço de atendimento em saúde - Foto: Marcus Mesquita

O programa “Defensores na Comunidade” é um sucesso. Em quatro edições realizadas neste ano de 2019, mais de 4500 pessoas foram atendidas com prestação de serviços jurídicos, de saúde lazer e cidadania. Na última edição, realizada na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo no sábado, 30, foram ofertados mais de 1500 atendimentos.

De acordo com o defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, os parceiros do Programa são fundamentais para a realização das ações. “São empresas e instituições que valorizam a responsabilidade social a fim de promover o acesso aos direitos e serviços para todos e todas. A cada edição, novos parceiros chegam para apoiar o Programa porque acreditam nele e na missão da Defensoria em prol dos necessitados”, declarou.

O defensor público Leonardo Coelho, diretor regional de Palmas, considera que o Defensores Comunidade tem atingido dimensões maiores a cada edição. “Isso só é possível graças à comunhão de esforços das instituições parceiras. Nós levamos os serviços de atendimentos jurídicos à população carente, mas oferecemos a todos outros serviços de cidadania. A importância desse evento tem feito com que novas instituições queiram somar esforços a nós se tornando parceira do programa. Isso demonstra o quanto as instituições juntas podem fazer, cada vez mais, atos de solidariedade e oferecer dignidade humana às pessoas que mais precisam”, considera o diretor.

Graças a uma rede forte de solidariedade, foram oferecidos serviços na área da saúde, orientações preventivas médicas e odontológicas, testes rápidos, aferição de pressão arterial, exames de DNA para investigação de paternidade, emissão de documentos como identidade, emissão de CPF, título de eleitor, certidões, revisão, transferência e regularização da situação eleitoral e serviços de cadastro único e cadastro de habitação, regularização fundiária, oficinas de artesanato, massagem, distribuição de mudas, sorteio de cestas básicas e também de Ouvidoria do Estado para reclamações, dúvidas, sugestões e elogios relacionados às ações do governo do Estado.


Nesta quarta edição foram parceiros do Defensores na comunidade o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública/Instituto de Identificação, Secretaria da Cidadania e Justiça, Controladoria Geral do Estado / Ouvidoria-Geral, Polícia Militar do Estado do Tocantins e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins; Fecomércio: Sesc; Senac; e Ifpd; Feira das Manas; Itpac Palmas; EDC Cursos; Negão Distribuidora; Farmácias Bio Vida e GM Diagnósticos, dentre outros.


Um dos serviços de maior sucesso no Programa é o corte de cabelo, oferecido pelo Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial (Senac), que gera filas de crianças, jovens e adultos para garantir um visual diferenciado. Responsável técnica pelo segmento de beleza no Senac, Daiane Priscilla afirmou que o projeto é uma ótima experiência, tanto com a inclusão social como também para a prática e desenvolvimento profissional dos alunos. “É bom este convívio dos alunos com a comunidade. Aqui eles aprendem mais técnicas com a orientação da instrutora que acompanha todas as atividades e sentem ainda mais cidadãos, prestando solidariedade à comunidade. Foi muito bom estar presente e esperamos voltar também nas outras edições”, declarou.

Parceiro do projeto desde a primeira edição, a Prefeitura de Palmas com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Secretaria de Educação, Fundação Municipal de Meio Ambiente, Resolve Palmas, e Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Aureny III. Para a diretora do Resolve Palmas, Rosângela Lara Gomes, a ação reforçou o atendimento que já é prestado pela gestão . “A cada edição nossa satisfação aumenta, pois além de ofertar os serviços que já realizamos diariamente, nos aproximamos da população e podemos aprimorar os serviços de acordo com a necessidade de cada um”, destacou.

O biólogo e gerente de educação ambiental da Prefeitura de Palmas, Eduardo Pelaez, explica que a Fundação Municipal de Meio Ambiente levou à 4ª edição do Defensores na Comunidade três projetos em benefício à comunidade, sendo o Coleta Palmas com conscientização sobre a importância da coletiva seletiva de lixo que tem como foco reduzir a produção de lixo na cidade, o Renova Palmas que trabalha com a coleta de óleo usado para a destinação correta e o projeto Muda Clima que visa distribuir mais de 30 mil mudas de árvore até o final da estação chuvosa com o objetivo de melhorar as altas temperaturas na Capital.

Na ocasião, a Fundação do Meio Ambiente distribuiu mudas de ramo do Pará, guapeva, açaí, buriti e goiaba, dentre outras. “É um prazer fazer parte deste projeto e, ainda mais, somar com a preservação do nosso meio ambiente com centenas de mudas distribuídas. Sabemos que 30 mil árvores não representam a quantidade suficiente para alterar o clima, baixando a temperatura. Porém, é um primeiro passo para que nossa cidade, em alguns anos, possa ter um clima mais ameno”, explicou o gerente de educação ambiental.


Comunidade

A mobilização dos moradores e comunidade foi feita em parceria com o Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas (Comam), Associação Comunitária dos Moradores do Setor Lago Sul, Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Aureny III e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim). “Desde a segunda edição que a gente entrou como parceiro e, de lá pra cá, todos os dias a gente recebe pedido da comunidade pedindo novas edições. É incrível o benefício que o projeto traz para a comunidade, queremos continuar nessa parceria, que é extremamente gratificante não só para nós voluntários, como também para toda população carente da nossa Capital”, ressaltou a presidente do Conam, Cida Roseno.


keyboard_arrow_up