edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO promove série de rodas de conversa sobre consciência negra para estudantes

Publicado em 19/11/2019 14:21
Autor(a): Cinthia Abreu
DPE-TO promove série de rodas de conversa sobre consciência negra para estudantes - Foto: Divulgação

Uma série de eventos de Norte a Sul do Estado marca a celebração do Mês da Consciência Negra. Na Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), o Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), promove ao longo deste mês rodas de conversa sobre consciência negra, em Palmas e Araguatins, para estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas municipais e estaduais e discentes de ensino superior na cidade de Palmas e Porto Nacional.

As atividades seguem até o final do mês nas escolas públicas e são parte do projeto “Defensores da Cidadania”. Além dos debates com os estudantes, a programação conta com exibição de dois vídeos, sendo um com uma retrospectiva histórico-social sobre a formação da comunidade negra no Brasil, e outro de um alinhamento conceitual sobre o que é consciência negra e o desafio de enfrentamento do racismo, bem como dinâmicas que instigam à reflexão sobre o tema. 

A próxima roda de conversa acontecerá na própria data que celebra a consciência negra, 20 de novembro, na Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes, em Palmas. Na sequência, ainda na Capital, serão beneficiadas com o projeto a Escola Estadual Dom Alano Marie Du Noday (21/11), Escola Municipal Anne Frank (22/11) e Escola Estadual São José (25/11).

No Bico do Papagaio, na cidade de Araguatins, também haverá roda de conversa da DPE-TO sobre consciência negra, no dia 20 de novembro, pela manhã e tarde, no Colégio da Polícia Militar. A programação contará com explanação inicial com o tema “A política de Cotas como promotora da democratização do ensino”, incluída no contexto de discussão do mês da consciência negra e, após a exposição de conteúdo, será aberto momento para reflexões e discussão. Em Porto Nacional, haverá roda de conversa na Escola Estadual de Tempo Integral Dom Pedro II, em Porto Nacional (21/11).

A programação já contou com várias edições, na Capital, sendo no dia 8 de novembro, na Escola Estadual Mundo Sócio Saber (Centro de Atendimento Socioeducativo – Case), no dia 13 no Centro de Ensino Médio Castro Alves, e no dia 14 no Colégio Estadual Criança e Esperança.


Consciência Negra

A comemoração em 20 de novembro se refere à morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do "Quilombo dos Palmares", maior dos quilombos do período colonial. Oficializado pela Lei 12.519 de 2011, o 20 de novembro, no entanto, já era reivindicado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro. O Dia da Consciência Negra é um feriado facultativo e cabe a estados e municípios escolher ou não ser feriado de fato.


20 de novembro:

- Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes, na 706 Sul, em Palmas

- Colégio da Polícia Militar, em Araguatins

21 de novembro:

- Escola Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas

- Escola Estadual de Tempo Integral Dom Pedro II, em Porto Nacional

22 de novembro:

- Escola Municipal Anne Frank, em Palmas

25 de novembro:

- Escola Estadual São José, em Palmas

keyboard_arrow_up