edit Editar esse Conteúdo

Carreira e atuação da Defensoria Pública é tema de palestra para estudantes de Direito em Araguaína

Publicado em 04/09/2019 16:25
Autor(a): Cinthia Abreu
Carreira e atuação da Defensoria Pública é tema de palestra para estudantes de Direito em Araguaína - Foto: Divulgação

Estudantes universitários da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) em Araguaína, no Norte do Estado, prestigiaram na manhã desta quarta-feira, 04, palestra sobre a carreira e atuação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). O defensor público Pablo Chaer, coordenador do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas de Araguaína (Nuamac Araguaína) apresentou detalhes sobre a carreira de defensor público, bem como experiências, trajetórias e missão institucional.

Participaram da atividade cerca de 20 estudantes dos períodos iniciais do curso de Direito, por meio de um projeto de direcionamento profissional para os alunos. “Apresentamos o nosso trabalho desenvolvido na Defensoria com o objetivo de inspirar os alunos a seguirem a mesma carreira e almejarem o concurso da Defensoria Pública”, adiantou Pablo Chaer.

Para isso, o defensor público tratou sobre uma contextualização histórica sobre a consolidação da Defensoria Pública no Tocantins, abordando a autonomia, independência e a missão de lutar pela concretização de direitos fundamentais do cidadão, além da diferenciação da carreira na Defensoria Pública e advocacia. “É muito estimulante falar da Defensoria Pública para esclarecer a esses estudantes, que podem buscar esta carreira por vocação, que é importante gostar de gente, ter empatia”, disse Chaer, acrescentando ainda casos peculiares atendidos no interior do Estado no decorrer da carreira.

Na semana passada, o defensor público esteve na mesma unidade de ensino para ministrar a palestra para a turma do período noturno. 

keyboard_arrow_up