edit Editar esse Conteúdo

Equipe Multidisciplinar da DPE-TO participa de congresso nacional na cidade do Rio de Janeiro

Publicado em 04/09/2019 14:21
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Equipe Multidisciplinar da DPE-TO participa de congresso nacional na cidade do Rio de Janeiro - Foto: Equipe Multidisciplinar DPE-TO / Divulgação

Com o objetivo de buscar aprimoramento profissional a ser aplicado no melhor atendimento à população assistida pela Instituição, parte da Equipe Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve na cidade do Rio de Janeiro para participar do 3º Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas. No evento foi realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, e composto por palestras, mesas de debates, sessões de comunicações orais e apresentações culturais. Representaram a Defensoria tocantinense três assistentes sociais, uma coordenadora multidisciplinar, duas pedagogas e três psicólogas. 

O Congresso foi promovido pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ) com o apoio do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege), da Associação Nacional de Defensorias e Defensores Públicos (Anadep) e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj). O evento reuniu defensores públicos e equipes técnicas multidisciplinares de várias regiões do Brasil em espaços de trocas de experiências, aprendizados, debates e articulações, tudo visando o estabelecimento do aprimoramento da atuação defensorial interdisciplinar.

A abertura oficial das atividades se deu por meio da palestra “A interdisciplinaridade na garantia de Direitos Humanos em tempos de retrocessos”. Ministraram o tema Luiz Eduardo Soares, que é pós-doutorado em filosofia política, doutor em ciência política e mestre em antropologia; e Vilma, mestre em ciência da literatura e escritora autora do livro-conceito “Dororidade”.

Equipe e atividades

Integraram a equipe da DPE-TO as assistentes sociais Ivone Viana, que atua em Gurupi, Jórcia de Sousa [Palmas] e Maria Geovanísia Mendes [Araguaína]; a coordenadora multidisciplinar Vanessa Maria Lima Sales Ferreira [Palmas]; as pedagogas Faraildes Miranda [Palmas] e Gislene Moreira [Araguaína]; e as psicólogas Isabel Cristina Izzo [Gurupi], Laura Pantoja [Araguaína] e Nair Mendes [Porto Nacional].

Nas atividades de comunicações orais e nas apresentações de trabalho, Vanessa Sales e Faraildes Miranda, que atua junto à Escola Superior da Defensoria Pública do Tocantins (Esdep), ministraram o conteúdo “Defensoria Pública nas Escolas: um dispositivo de educação em direitos”, em referência ao projeto da DPE-TO “Defensoria Pública nas Escolas”, expondo a forma como ele é executado e as contribuições que entrega nos âmbitos institucional, social e da educação em direitos.

Já a pedagoga Gislene Moreira, também neste momento do evento, apresentou o trabalho “Conflitos familiares e os reflexos educacionais em crianças e adolescentes: a importância da contribuição do pedagogo na equipe multidisciplinar da Defensoria Pública do Tocantins”. Na apresentação, a servidora explanou sobre a atuação dos profissionais pedagogos junto ao fazer defensorial tocantinense, especialmente no que concerne às demandas oriundas da área da família.

Comissão Científica

Na ocasião, seis servidores da DPE-TO foram convidados a integrar a Comissão Científica do Congresso, a responsável pela seleção de trabalhos e resumos apresentados ao longo do evento. O sexteto tocantinense que integrou a Comissão foi formado por Vanessa Sales, Nair Mendes, Gislene Moreira, pela pedagoga Fernanda Cristina [Araguaína] e pelos psicólogos Monique Ribeiro [Palmas] e Raylon Maciel [Palmas], sendo que estes três últimos servidores da DPE-TO não participaram, presencialmente, do evento.

Para a coordenadora multidisciplinar da DPE-TO, Vanessa Sales, “foi gratificante, para a equipe do Tocantins, receber o convite para integrar a Comissão Científica, o que denota a confiança da Defensoria do Rio de Janeiro em nossa equipe, além do trabalho de parceria entre as instituições”.

keyboard_arrow_up