edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO em Dianópolis prestigia lançamento de projeto de horta comunitária para idosos

Publicado em 12/08/2019 16:59
Autor(a): Cinthia Abreu
DPE-TO em Dianópolis prestigia lançamento de projeto de horta comunitária para idosos - Foto: Divulgação

No município de Dianópolis, no Sudeste do Estado, alguns idosos têm o hábito de cultivar e fazer hortas e caqueiros nos quintais e jardins de suas casas. Porém, muitas vezes falta estrutura e conhecimento para se dar continuidade à tradição. Com o objetivo de garantir mais infraestrutura às hortas e projetos dos idosos da região, foi lançado na última semana o projeto Horta Comunitária (Horta em Quintais e em Caqueiros). Participaram da atividade mais de 60 idosos.

O evento aconteceu na sexta-feira, 09, no Centro de Convivência de Dianópolis, por uma iniciativa da Associação do Clube das Mães e Assistência à Saúde, e contou com a participação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por intermédio do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Dianópolis

O Nuamac é integrante por meio do projeto “Defensoria + 60” em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município, com palestras e orientações. Já o projeto foi desenvolvido para mostrar aos idosos e a sociedade o ensino de técnicas de plantio, manejo e colheita, além de despertar a consciência para a preservação do meio ambiente e chamar atenção para a importância de uma alimentação saudável e seus valores nutricionais.

De acordo com o defensor público José Raphael Silvério, coordenador do Nuamac Dianópolis, o projeto é muito interessante para os idosos da comunidade. “As plantações de hortas, jardins e uso de caqueiros em casa é uma das melhores formas de se dedicar um tempo a si mesmo e aliviar o estresse. Elas são uma boa terapia ocupacional para idosos, podendo ajudar na prevenção de algumas doenças como a depressão. Além disso, essa atividade também ajuda no combate ao sedentarismo e na diminuição de dores da coluna”, considera.

O projeto conta também com o apoio da Associação do Clube das Mães que dará o suporte do esterco, adubo, sementes, mudas, vasos, orientações e assistência técnica do desenvolvimento das hortas e dos caqueiros. Estiveram presentes ainda na solenidade de lançamento do projeto o assessor jurídico do Núcleo, Magno Gledson Romão Moura; os membros da Associação do Clube das Mães e Assistência à Saúde, Domingos Silva Cirqueira e Weberley de Sousa Marques, além de servidores do Cras Dianópolis.

keyboard_arrow_up