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Defensoria aborda o tema “família e divórcio” em unidade pública de ensino de Palmas

Publicado em 26/06/2019 17:01
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Cerca de 60 alunos das 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental da unidade escolar participaram da atividade - Foto: Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO

Em mais uma edição do projeto “Defensoria Pública nas Escolas”, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior (Esdep) e da Equipe Multidisciplinar da Instituição, levou a cerca de 60 alunos das 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental a palestra “Família e divórcio: uma abordagem para os filhos”. A atividade foi realizada nesta terça-feira, 25, na Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, localizada na Quadra 405 Norte, em Palmas.

A ação da DPE-TO foi apoiada pela gerente de ensino e capacitação da Esdep, Sônia Maria Souza Ribeiro, e executada pela assistente social Raiane Soares Cruz e pelo psicólogo Raylon Mendes Maciel, o responsável por ministrar o conteúdo. De acordo com Raylon Maciel, trabalhar o aspecto do conceito de família é fundamental na promoção de importantes aprendizados na vida dos estudantes.

“A partir desta discussão sobre família, nós levamos importantes conhecimentos a estas crianças e a estes adolescentes sobre uma percepção de mundo mais pluralizado, de laços afetivos diversos e conceitos que se reproduzem depois em sociedade. E a vinculação deste tema ao divórcio ocorre porque percebemos o aumento dele no Brasil, o que torna fundamental deixar claro para eles, que são filhos e que podem estar enfrentando este contexto, que a família não acaba após isto acontecer; o que acaba é um casamento, uma união estável, mas não a família”, ressaltou o psicólogo.

Multifamílias

Outro ponto destacado por Raylon Maciel é a questão da desconstrução dos preconceitos acerca do que constitui uma família.

“Com a palestra, nós explicamos os tipos de famílias existentes, pois, infelizmente, ainda é comum que a maioria considere apenas o conceito de família tradicional, com pai, mãe e filhos. Isto é tão perceptível que, quando apresentamos um exemplo de que um casal homoafetivo também forma uma família, muitos se manifestaram com estranheza. Neste contexto, reforçamos que a família é toda a união de pessoas movida pelo afeto, independente de ligação cosanguínea, voltada à construção de realização e desenvolvimento das pessoas que compõem o núcleo familiar”, enfatizou o palestrante.

Para o aluno João Gabriel Espíndola Mota Ribeiro, de 13 anos, o momento de discussão foi de muito aprendizado.

“Eu achei muito importante para todo mundo aqui saber melhor como é uma família, que ela não é só de um jeito. Foi muito bom, também, porque foi dito como devemos agir se a nossa família estiver passando por um momento difícil e que a conversa é sempre o mais importante em qualquer situação”, disse João Gabriel.

Já para a aluna Kamilla Pereira de Oliveira, de 12 anos, conhecer os tipos de famílias ajuda a construir o respeito por cada uma delas.

“Achei legal a palestra; foi tudo muito claro e bem explicado. O que aprendemos vai ajudar toda a turma a respeitar mais todo tipo de família”, afirmou Kamilla, que é surda e contou com a atuação do interprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, Bruno Braúno para acompanhar a palestra e para opinar sobre a atividade.

O projeto

Desenvolvido sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed), o “Defensoria Pública nas Escolas” promove a cidadania através de temas que levem à reflexão e ação em face dos problemas que afetam a sociedade. Os temas são escolhidos de acordo com os principais problemas enfrentados pela comunidade local.

O objetivo do projeto é instruir a comunidade escolar sobre o exercício da cidadania por meio dos eixos norteadores (cidadania e ética, direito, saúde e violência e paz), levando em consideração as peculiaridades de cada localidade, e assim colaborar com o processo de educação.

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