edit Editar esse Conteúdo

Fábio Monteiro participa de formatura do programa Proerd em Araguaína

Publicado em 19/06/2019 10:59
Autor(a): Keliane Vale/ Ascom DPE-TO
Defensor público-geral, Fábio Monteiro, durante solenidade - Foto: Keliane Vale/ Ascom DPE-TO

A finalização de novas turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em Araguaína, distante 393 Km de Palmas, teve solenidade de formatura de mais de 600 estudantes de escolas públicas e privadas do município. A solenidade contou com a participação do defensor público-geral do Tocantins, Fábio Monteiro, e diretor da Regional da Defensoria Pública em Palmas, o defensor público Leonardo Coelho.

O evento foi realizado nesta terça-feira, 18, na Escola Municipal Domingos Souza Lemos e contou com a participação do governador Mauro Carlesse, deputados estaduais, secretários de Estado, prefeitos, vereadores e demais autoridades.

O programa é desenvolvido por policiais militares que realizam atividades educacionais em sala de aula, ministrando noções de cidadania e autonomia para os adolescentes se manterem longe da violência e drogas. Já receberam orientações da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) sobre prevenção e redução ao uso de drogas e violência, só neste semestre, 12.897 crianças e adolescentes, segundo o governo.

O comandante-geral da PMTO, coronel Jaizon Veras, disse que o Proerd, em 17 anos de implantação no Estado, realizou mais de 400 mil atendimentos, “que vão muito além da segurança ostensiva, são ensinamentos que impactam também a vida dos familiares”, enfatizou. 

Conforme declaração do governador Carlesse, o objetivo é ampliar o programa para os 139 municípios do Estado, que hoje está presente em 102 localidades.

Proerd

O programa é desenvolvido em quatro currículos, sendo eles para a educação infantil (Jardim I e II); séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 4º ano); 5º e 7º ano; e o currículo para pais. O currículo base é o do 5º ano, pois é uma fase de muita curiosidade e abertura para novos conhecimentos e, na sua grande maioria, as crianças ainda não tiveram contato com as drogas. Com informações da Secom/TO.







keyboard_arrow_up