edit Editar esse Conteúdo

DPE prestigia abertura da Semana da Diversidade Sexual e de Gênero do TO

Publicado em 14/06/2019 09:39
Autor(a): Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO
O defensor público Maciel Araújo Silva, coordenador do Nuamac de Palmas, durante fala na solenidade - Foto: Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO



A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve presente na abertura da programação da Semana da Diversidade Sexual e de Gênero do Tocantins, que aconteceu na noite dessa quinta-feira, 14, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), em Palmas. As atividades seguem até o próximo domingo, 16, e envolve movimentos de reivindicação de direitos e combate à violência contra Lésbicas, Bissexuais, Gays, Transexuais e Travestis e Intersexuais (LBGTI) e a qualquer tipo de intolerância com relação à identidade de gênero ou orientação sexual.

O defensor público Maciel Araújo Silva, coordenador do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas, participou da solenidade, onde compôs mesa de honra a convite do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias – Seccional Tocantins (IBDFAM-TO). Na ocasião, o defensor público também acompanhou a posse da Comissão da Diversidade e de Gênero do IBDFAM-TO.

Para o defensor público, a Semana da Diversidade é de extrema importância, principalmente pelo fato de denunciar atrocidades que a homofobia pode provocar na sociedade, a partir da premissa da Declaração Universal dos Direitos Humanos. "Assim como o Nuamac, a criação de comissões e instituições voltadas à proteção ao público LGBTI é importante para fomentar políticas públicas. A palestra foi ótima, pois citou alguns dos gargalos enfrentados pelo público LGBTI”, comentou o defensor público que também elogiou a palestrante por ser uma das pioneiras em Goiás em direito homoafetiva.

A programação contou com a palestra “Atualidades dos direitos LGBTI+ - Provimento 73 do CNJ e direitos reprodutivos de pessoas transgêneros”, proferida pela secretária geral da Comissão Nacional de Diversidade Sexual e de Gênero do Conselho Federal da OAB, Chynthia Barcellos.

Programação

Nesta sexta-feira, 14, no Espaço Cultural, às 19 horas, acontecerá a palestra “O movimento LGBTQI no Tocantins em seus 16 anos de (re) existência”, com o professor doutor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Damião Rocha. Em seguida ocorrerá roda de conversa e a primeira exposição fotográfica do movimento LGBTI do Tocantins, denominado “Memorial Fotográfico Literário e Artístico LGBT do Tocantins”.

A Semana se encerra no próximo domingo, 16, com a 16ª Parada LGBTI – 50 anos de (re) existência LGBTI+, organizada pelo Coletivo da Diversidade Tocantinense. A Parada, além de ser um momento de descontração, tem o objetivo de reivindicar os direitos de pessoas LGBTI+.



keyboard_arrow_up