edit Editar esse Conteúdo

Nuamac destaca a falta de acessibilidade em pontos de Araguaína

Publicado em 06/06/2019 17:00
Autor(a): Keliane Vale
Nuamac destaca a falta de acessibilidade em pontos de Araguaína - Foto: Nuamac

Pauta recorrente para garantia de direitos das pessoas com deficiência, a acessibilidade em Araguaína tem sido discutida pelo Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), com diversos atores, gerando proposições e cobranças aos entes públicos para atendimento das demandas apresentadas.

Na quarta-feira, 5, o defensor público Pablo Chaer falou sobre essa questão durante a Semana de Arte, Cultura, Meio Ambiente e Acessibilidade da Faculdade Católica Dom Orione. O coordenador do Nuamac falou de demandas por acessibilidade que estão sendo identificadas para se buscar soluções, em articulação com representantes da Associação dos Deficientes de Araguaína (ADA).

Em diversas reuniões, os representantes da Associação apontaram a necessidade de dar maior acessibilidade às vias do município, que apresentam má sinalização em algumas ruas, ausência de rampas e pisos táteis adequados, sendo que a situação é mais agravada na parte central da cidade, por conta do maior fluxo de veículos e pessoas.

Informaram, ainda, que as constantes obras realizadas pela concessionária de água BRK Ambiental dificulta o acesso nas vias. Em reunião do Nuamac com vereadores de Araguaína, no último dia 20 de maio, foi sinalizada a necessidade de uma audiência pública com a empresa.

Outra reclamação é quanto à atuação inerte da Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) no desrespeito às vagas de estacionamento específicas para pessoas com deficiência.



keyboard_arrow_up