edit Editar esse Conteúdo

Em defesa delas: caminhada, palestras e homenagem marcam ações da Defensoria Pública

Publicado em 16/05/2019 16:49
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
“Caminhada em defesa delas” em Porto Nacional - Foto: DPE Porto Nacional/Divulgação

Desde o último sábado, 11, quando se iniciou a Semana da Defensoria, que se encerra nesta sexta-feira, 17, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) tem realizado, em várias regiões, uma série de atividades diversificadas em alusão à campanha nacional “Em defesa delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”, desenvolvida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep). Neste contexto, membros e servidores da Defensoria em Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Tocantinópolis realizaram atividades focadas nos direitos das mulheres, indo de uma passeata a palestras e uma solenidade em homenagem à atuação defensorial.

Nesta quarta-feira, 15, em Porto Nacional, município localizado a 62 km de Palmas, os defensores públicos Denize Souza Leite, Kenia Martins, Luciana Costa e Marcello Thomáz, além de servidores da DPE-TO, realizaram a “Caminhada em defesa delas”. Apesar da chuva, todas as pessoas envolvidas na ação continuaram a executá-la em prol da defesa dos direitos das mulheres.

Na ocasião, o movimento foi apoiado tanto pela população local quanto por representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal da Mulher, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e de mulheres do Grupo de Consciência Negra do Tocantins (Gruconto), além de outros movimentos sociais locais. A Polícia Militar colaborou com a atividade dando suporte logístico para a mesma.

Paraíso do Tocantins

Já em Paraíso do Tocantins [61 km da Capital], também nesta quarta-feira, 15, a defensora pública titular da 5ª Defensoria do município, Letícia Amorim, ministrou uma palestra no Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins. A atividade aconteceu por meio do projeto “Defensoria Pública nas Escolas” e abordou o tema da campanha nacional “Em defesa delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”, ressaltando os tipos de violências sofridas pelas mulheres, os direitos que elas possuem e a importância da atuação da Instituição na garantia dos mesmos.

Tocantinópolis

No município de Tocantinópolis [517 km], ocorreram atividades em três diferentes dias. Na segunda, 13, e terça-feira, 14, o defensor público Dianslei Gonçalves Santana ministrou uma palestra sobre a defesa dos direitos das mulheres, na sede da Defensoria Pública. Também na terça, no turno da noite, a mesma palestra foi ministrada pelo Defensor Público na UFT.

Por fim, na quarta-feira, 15, membros e servidores da Defensoria em Tocantinópolis foram homenageados em solenidade na Câmara de Vereadores da cidade. A homenagem foi em alusão ao Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, comemorado todo 19 de maio.



keyboard_arrow_up