edit Editar esse Conteúdo

16ª edição do Prêmio Innovare destaca “Promoção e Defesa dos Direitos Humanos”

Publicado em 02/04/2019 14:39
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
As inscrições das iniciativas no Prêmio Innovare devem ser realizadas no site www.premioinnovare.com.br - Foto: Reprodução da internet

Membros e servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) têm até o próximo dia 25 para inscreverem no Prêmio Innovare iniciativas que estejam em andamento em prol do aprimoramento do sistema jurídico nacional. Nesta 16ª edição da premiação, a categoria voltada para a Defensoria possui tema livre, entretanto, concorrem ao Prêmio Destaque as práticas voltadas à temática “Promoção e Defesa dos Direitos Humanos”.

De acordo com a subdefensora pública-geral no Tocantins, Estellamaris Postal, o Prêmio é uma excelente oportunidade para que práticas inovadoras e de eficiência sejam compartilhadas e reconhecidas. Ela destaca, ainda, que o Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) incentiva as inscrições e a divulgação do Prêmio, o que ficou registrado em reunião realizada na última sexta-feira, 29, em Curitiba (sobre a reunião, saiba mais clicando em: http://www.defensoria.to.def.br/noticia/33069).

Para realizar a inscrição ao Prêmio, os interessados devem acessar o site www.premioinnovare.com.br, preencher um cadastro e responder a um questionário sobre a iniciativa inscrita. Vale destacar que as práticas a concorrerem devem estar em andamento e possuir registros comprobatórios de que geraram resultados positivos desde quando começaram a ser aplicadas.

Segundo o Instituto Innovare, organizador da premiação, o Prêmio promove, anualmente, desde 2004, “as melhores iniciativas do Sistema Judiciário, organizando todas elas em uma plataforma de consulta online, para que o público interessado saiba mais sobre como levar estas boas experiências à sua região”. Todas as ações catalogadas na plataforma online podem ser acessadas de forma gratuita.

Ainda de acordo com Instituto, “todos os trabalhos são visitados por consultores especializados do Innovare, que avaliam a prática pelos critérios de eficiência, celeridade, qualidade, criatividade, praticidade, ineditismo, exportabilidade (características que permitam sua replicação em outras regiões), alcance social e que tragam satisfação ao usuário final”. Outro ponto avaliado, conforme exposto pelo organizador, é a “abrangência territorial, ou seja, a capacidade de expansão geográfica da prática”.

Instituto Innovare

De acordo com a descrição apresentada no próprio site oficial, “o Instituto Innovare é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos principais e permanentes a identificação, premiação e divulgação de práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que estejam contribuindo para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do Sistema Judicial Brasileiro.

Para atendimento de seus objetivos, o Instituto Innovare realiza, anualmente, o Prêmio Innovare, promove palestras e eventos gratuitos, publica livros e artigos, produz documentários e realiza pesquisas sobre temas da Justiça”.

keyboard_arrow_up