edit Editar esse Conteúdo

Nuamac Dianópolis participa de reunião com o Conselho de combate às drogas no Município

Publicado em 15/02/2019 08:57
Autor(a): Walber Cardoso / estagiário, sob supervisão de Cléo Oliveira - Ascom DPE-TO
Participantes da reunião - Foto: Nuamac Dianópolis / Divulgação


A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Dianópolis e Equipe Multidisciplinar da Unidade, participou de uma reunião com o Conselho Municipal sobre Drogas (Comad). A finalidade foi traçar metas de combate e prevenção às drogas em 2019.

O encontro foi realizado nesta terça-feira, 12, nas dependências da Secretária Municipal da Juventude, sendo dirigida pela secretária executiva da juventude e do Comad, Fernanda Gomes Bonfim.

Na ocasião, o coordenador do Nuamac Dianópolis, defensor público José Raphael Silvério, foi representado pelo assessor jurídico do Núcleo, Magno Gledson Romão Moura. Pela Equipe Multidisciplinar da Unidade estiveram presentes a assistente social da Instituição Leusimara Cirqueira Evangelista e o pedagogo Aronildo Pereira Rodrigues. Estiveram presentes, ainda, outros integrantes do Comad, como representantes da Polícia Militar, sociedade civil, entre outros.

Apesar de não estar presente, o defensor público José Raphael Silvério afirmou a importância do Conselho para a sociedade de um modo geral. “(...) através dele [Comad] que são realizadas palestras, cursos e oficinas nas escolas, e com as famílias sobre assuntos pertinentes às substâncias entorpecentes ou que determinem dependência psíquica e/ou física. Além disto, é muito interessante estimular programas e atividades de prevenção da disseminação de tráfico e de uso indevido e abuso de drogas”, disse.

Comad
O Conselho Municipal de Antidrogas (Comad) Dianópolis foi instituído pela Lei Municipal nº 1210/2012 e tem por fim integrar, estimular e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município, de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas no âmbito da redução e prevenção da demanda do uso de drogas.

Objetivos do Conselho
Cadastrar, apoiar, orientar e auxiliar as entidades que, no âmbito do município, desempenham atividades relacionadas à temática das drogas. Além disto, promover campanhas educativas de prevenção, bem como a realização de pesquisas e estudos com o objetivo de subsidiar as ações voltadas para as políticas públicas e programas de atendimento a usuários de álcool e de outras drogas no âmbito municipal.


Participaram da reunião:
Sandra Pereira de Sousa - Secretária Executiva dos Conselhos de Assistência Social
Silvia Arlane Alves de Sousa Moura – Assessora de Currículo de Ciências da Natureza
Ana Luiza malta de Oliveira Santos – Assessora de Desporto, Arte e Cultura
Fernanda Borges Sodré – Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras)
Disney Brito de Abreu – 1º Tenente da Polícia Militar – Coordenador Regional do Proerd da 2º CIPM
Rita de Cássia Dias – Coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas)
Rivana Marina Dantas Marinho – Secretária Municipal de Assistência Social
Sandra Raquel de C. e Queirós – Psicóloga Caps e Hospital
Sílvio Carvalho – Diretor de Esportes
Aldenor Rodrigues – Diretor de Cultura e Turismo
Thúlyo Valente – Coordenador da secretária de Turismo e Meio Ambiente



keyboard_arrow_up