edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública prestigia solenidade de inauguração do novo Fórum de Araguaína

Publicado em 18/12/2018 11:10
Autor(a): Keliane Vale / Ascom DPE-TO
Solenidade de inauguração foi realizada na sexta-feira, 14, e reuniu autoridades - Foto: Rondinelli Ribeiro / Comunicação TJTO - Divulgação


O defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado, e a defensora pública Téssia Gomes Carneiro, diretora em substituição do Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Araguaína, no Norte do Estado, prestigiaram a inauguração da sede do Fórum da Comarca. A solenidade foi realizada na sexta-feira, 14, e contou com o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier, e com a presença do governador Mauro Carlesse, entre outras autoridades.

Os Defensores Públicos destacaram as melhorias que virão com a concentração em um único prédio de todos os serviços do Judiciário, que até então ficam dispersos em vários pontos da cidade. Segundo a defensora pública Téssia Carneiro, os assistidos da DPE-TO serão beneficiados com a proximidade dos prédios, visto que a Administração Superior da DPE-TO planejou que o novo local do prédio da instituição, entregue em agosto deste ano, funcionasse próximo às instalações do novo Fórum que, na época, ainda estava em construção.

O Defensor Público-Geral, por sua vez, destacou: “A Defensoria Pública, como Instituição do sistema de Justiça, parabeniza o Poder Judiciário pela inauguração do Fórum de Araguaína. A nova instalação trará mais conforto aos membros, servidores e usuários do Judiciário. Sem dúvida, o novo prédio traduzirá melhorias nos serviços à comunidade atendida pela Comarca de Araguaína”.

Em seu discurso durante a solenidade, o Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, disse que a entrega da obra significa um sonho acalentado por anos. “É um dia histórico. Entregamos a materialização de expectativas e esperanças. Centralizado o atendimento em único local, garantimos a cidadania através da distribuição de uma justiça célere, contribuindo com a cultura da pacificação social”, expressou o desembargador Eurípedes Lamounier.

Segundo a diretora do Foro, juíza Lílian Bessa Olinto, o prédio está à altura da demanda da comarca de Araguaína, onde foram ajuizadas mais de 50 mil ações judiciais em suas 11 varas judiciais.

Infraestrutura
Instalada na década 1970, a comarca de Araguaína comemora a concretização de uma conquista almejada há anos pela população da região Norte do Tocantins. Com 10,5 mil m² de área construída, o novo Fórum de Araguaína foi projetado para atender à demanda da segunda maior comarca do Estado, que compreende sete municípios da região. Fazem parte da comarca de Araguaína, além do município sede, as cidades de Aragominas, Araguanã, Carmolândia, Muricilândia, Nova Olinda e Santa Fé do Araguaia.

O prédio tem cinco pavimentos e amplo espaço para abrigar varas e juizados, salas para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Escola Superior da Magistratura (Esmat) e espaço de apoio para os integrantes do Sistema de Justiça. O fórum ainda conta com auditório para 331 pessoas, salão do Tribunal do Júri, com 292 lugares e teve investimento total de R$ 33,9 milhões, sendo R$ 21,8 milhões de recursos próprios do Tribunal de Justiça, oriundos do Fundo de Aprimoramento e Aperfeiçoamento do Poder Judiciário – Funjuris. Com um projeto moderno e sustentável, o novo fórum foi construído de forma a promover acessibilidade e garantir conforto, segurança e eficiência no atendimento ao cidadão. (Com informações da Comunicação/TJTO)


keyboard_arrow_up