edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública nas Escolas aborda enfrentamento às drogas com estudantes de Palmas

Publicado em 31/10/2018 14:49
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Cerca de 40 estudantes participaram de mais uma edição do projeto "Defensoria Pública Nas Escolas - Foto: Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO


A Equipe Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve na Escola Municipal Luiz Gonzaga, em Palmas, onde realizou mais uma edição do projeto “Defensoria Pública nas Escolas”. Na atividade, ocorrida nesta terça-feira, 30, os servidores da Defensoria ministraram a palestra “Pela defesa de uma vida sem drogas” para cerca de 40 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da unidade de ensino.

Esta nova ação do “Defensoria Pública nas Escolas” foi executada pela assistente social Raiane Soares Cruz e pelos psicólogos Gabriela Fernandes Maximiniano e Raylon Maciel, o responsável por conduzir a palestra e as discussões. “Nós trabalhamos esta temática de enfrentamento às drogas em regiões periféricas da cidade, onde temos a informação de que há uma grande incidência do uso destes jovens como ‘aviões do tráfico’. Ou seja, meninos e meninas são usados, pela pouca idade, pela condição de infrator e não de criminoso em si, para ser um braço do tráfico dentro das escolas”, destacou.

De acordo com ele, “a Defensoria vem alertar este público sobre isto, pois muitos deles acreditam que não sofrerão sanções legais, já que é este o discurso de convencimento que vem do tráfico. Então, nós buscamos desmistificar isto, os orientando a dizer ‘não’ a este tipo de assédio e ao próprio uso das drogas”.

Missão institucional
Ainda conforme Raylon Maciel, a atividade promove a cidadania e aproxima outros públicos da Instituição. “É missão institucional da Defensoria, estimular a cidadania nestes adolescentes, que estão inseridos no universo escolar. Isto é uma tentativa de fazer com que eles enxerguem na Instituição uma parceira no enfrentamento às drogas. O nosso intuito é lograr êxito neste sentido, apontando a Defensoria como uma instituição parceira na tentativa de atenuar todos os males que a drogradição traz”, explicou o servidor da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO.

O projeto
Lançado em 10 de maio deste ano, o projeto “Defensoria Pública nas Escolas” já ocorreu em outras unidades de ensino público tocantinense e é desenvolvido sob a coordenação e supervisão da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed).


keyboard_arrow_up