edit Editar esse Conteúdo

No dia em homenagem ao idoso, defensora pública ministra palestra sobre o Estatuto e direitos

Publicado em 01/10/2018 16:21
Autor(a): Cinthia Abreu
A defensora pública Letícia Amorim falou sobre Direito da Pessoa Idosa - Foto: Cinthia Abreu

Em uma manhã animada com muita dança, música, dicas de saúde e alto astral, idosos de Palmas estiveram reunidos no Parque Municipal da Pessoa Idosa – Francisco Xavier de Oliveira, nesta segunda-feira, 1º. A programação celebrou o Dia Internacional do Idoso e também os 15 anos de criação do Estatuto do Idoso.

Na ocasião, a defensora pública Letícia Amorim ministrou palestra sobre o Estatuto do Idoso e esclareceu algumas dúvidas levantadas quanto aos direitos das pessoas com idade superior a 60 anos. “O respeito à pessoa idosa nasce, primeiramente, dentro do seio da nossa família. Então, se hoje nós temos pessoas que não respeitam a vaga do idoso, uma fila direcionada ao idoso, quem ‘pecou’ primeiro foi à família, que foi omissa na educação de direitos dessa pessoa”, disse Letícia Amorim.

Segundo a defensora pública, é importante uma legislação eficaz, porém, a garantia do direito começa nas ações particulares. “A pessoa idosa merece respeito, merece dignidade e essa responsabilidade é nossa hoje, para que haja a mudança desse paradigma. Quem nos acolheu quando éramos pequenos era o nosso pai, a nossa mãe, às vezes, deixando de lado muita coisa para cuidar de nós. Então, cuidar do direito do idoso é uma tarefa da família”, completou.

Letícia Amorim reforçou, ainda, sobre a importância de o Estado garantir o direito da pessoa idosa no que tange à sociedade. Conforme ela, todos os idosos têm direito a transporte público urbano gratuito, desconto de 50% em shows e eventos, prioridade de atendimento em repartições públicas e instituições bancárias, acesso ao trabalho, inclusive em concursos públicos, entre inúmeros outros direitos. Ela destacou também uma das mais recentes mudanças no Estatuto do Idoso, feita no ano de 2017, e que se deu prioridade no atendimento a quem tem 80 anos.

A programação contou ainda com apresentação musical da Banda da Polícia Militar, do músico regional Dorivã e também de animação com aulas de zumba e dicas de automaquiagem.

keyboard_arrow_up