edit Editar esse Conteúdo

Defensora Pública-Geral, membros e servidores do DF conhecem sistemas utilizados no Tocantins

Publicado em 19/09/2018 15:02
Autor(a): Cléo Oliveira / Ascom DPE-TO
Murilo da Costa Machado fala sobre os sistemas utilizados na DPE-TO a membros e servidores da Defensoria Pública do Distrito Federal - Foto: Cléo Oliveira / Ascom DPE-TO

O defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado, recebeu no início da tarde desta quarta-feira, 19, a defensora pública-geral do Distrito Federal (DF), Maria José Silva Souza de Nápolis, e o subdefensor público-geral do DF, Danniel Vargas de Siqueira Campos, na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas. Acompanhados de servidores, os membros da Defensoria do DF vieram ao Tocantins para conhecer os sistemas informatizados utilizados na DPE-TO.

Sobre a importância desses sistemas, o Defensor Público-Geral destacou que a maioria foi desenvolvida por servidores da própria DPE-TO, gerando economia com possíveis custos relacionados ao desenvolvimento e manutenção dos softwares.

Entre esses sistemas está o “Solução Avançada Em Atendimento de Referência” (Solar), criado por desenvolvedores da equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) da DPE-TO e cedido gratuitamente para a maioria das Defensorias Públicas do País por meio de termo de cooperação. 

A reunião desta quarta-feira, 19, contou com a participação do diretor de TI da DPE-TO, Luiz Philipe Azevedo Dias, e parte da equipe de TI que trabalha no gerenciamento e manutenção dos sistemas, em especial o Solar.

Da DP-DF, também participaram da reunião: o subsecretário de Informação e Tecnologia, Rodrigo Moreira Freitas; o subsecretário de Administração Pública, Febo Câmara Gonçalves; a diretora de Gestão de Pessoas, Juliana Hérica dos Santos; e a gerente de Cadastro, Anne Iarly1 Cassio Nery.

A equipe do DF participará, nesta quarta-feira, 19, e quinta-feira, 20, de um treinamento técnico, em Palmas, coordenado pela Diretoria TI da DPE-TO, com a participação da Diretoria de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento da Instituição.

Sistemas
O Solar é a base informatizada para todos os serviços prestados pela Defensoria no Tocantins e permite, ainda, a geração de dados quantitativos sobre os mais diversos atendimentos realizados pela Instituição, entre outras funcionalidades.

Trata-se de um sistema online moderno para o atendimento que traz, entre as suas características, a agilidade no fluxo de informações e a confiabilidade quanto aos dados gerados.

O Athenas foi criado pelo Ministério Público Estadual (MPE) do Tocantins e cedido à DPE-TO, como a outras instituições. É o sistema utilizado para gestão de recursos humanos, reunindo, na mesma plataforma, dados dos servidores, entre outros documentos importantes.


keyboard_arrow_up