edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública nas Escolas: projeto leva discussão contra as drogas a estudantes da Capital

Publicado em 18/09/2018 10:03
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
O psicólogo Raylon Maciel, da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO, durante a palestra com estudantes - Foto: Loise Maria / Ascom DPE-TO

Em mais uma edição do projeto Defensoria Pública nas Escolas, a Equipe Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve em outra unidade pública de ensino de Palmas, para onde levou a discussão do tema “Saúde: pela defesa de uma vida sem drogas”. A ação foi realizada na última sexta-feira, 14, na Escola Municipal de Tempo Integral Margarida Lemos Gonçalves, localizada no setor Lago Sul da Capital.

Na ocasião, participaram da atividade cerca de 80 alunos das turmas dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O tema central foi apresentado por meio de uma exposição dialogada, com a exibição de slides e a realização de uma palestra por parte do psicólogo Raylon Maciel, da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO em Palmas, que destacou o foco cidadão dado na abordagem do assunto.

“A importância da Defensoria Pública estar trabalhando este tema nas escolas é que a gente faz isto em outra perspectiva, pois, enquanto há projetos importantes, como o Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas, da Polícia Militar], que trabalha mais conceitos técnicos, sintomas e sinais do uso de drogas, a Defensoria foca no incentivo à compreensão do exercício de cidadania, da missão da Instituição frente a esta problemática a partir do que ela oferece, conectada à própria missão. Assim, a gente atua no enfrentamento à dependência química, à drogadição, ao ofertar aos alunos o acesso à Instituição, ao cardápio de ações que nós realizamos e aos atendimentos que temos frente a estas questões”, disse o servidor.

Também colaboraram com a realização desta nova ação do projeto Defensoria Pública nas Escolas a assistente social Lilia Brito e a estagiária da área dentro da Equipe Multidisciplinar de Palmas Rosilda Alves da Silva.


keyboard_arrow_up