edit Editar esse Conteúdo

Movimento “Setembro Amarelo” tem apoio da Defensoria Pública em Araguaína

Publicado em 14/09/2018 17:00
Autor(a): Keliane Vale, com informações da Ascom/Prefeitura de Araguaína
Campanha Setembro Amarelo - Foto: Keliane Vale

Com uma abordagem neste Setembro Amarelo para “saber, agir e prevenir” o suicídio, a campanha de conscientização está alcançando jovens de escolas estaduais de Araguaína, através de uma parceria entre diversos órgãos e a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac).

Lançada no último dia 10, que é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a campanha teve início com uma caminhada com estudantes na Via Lago, e a DPE-TO estava presente. Nesta sexta-feira, 14, a Defensoria  acompanhou a iniciativa da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Sancha Ferreira, que promoveu uma roda de conversa com os alunos e a Organização Não-Governamental (ONG) “Amor que Transborda”.

O presidente da ONG, Keywison Lucas Gomes da Silva, levou uma mensagem evangélica sobre sofrimentos internos que precisam de vazão e de acompanhamento profissional, prevenindo que se agrave em prejuízo ao bem estar mental da pessoa. 

Já o analista jurídico Jefferson Henke Frederico apresentou aos estudantes a parceria da DPE-TO na campanha Setembro Amarelo, junto a instituições de ensino e órgãos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e destacou que o objetivo principal da campanha é criar uma rede de solidariedade onde todos fiquem vigilantes quanto aos seus amigos, para que consigam ajudar caso notem que precisam de ajuda.

Para o coordenador do Nuamac Araguaína, defensor público Sandro Ferreira, é função de todas as instituições públicas promover a saúde pública. “O engajamento da Defensoria é ainda maior, pelas dificuldades estruturais de acesso a um tratamento efetivo no Sistema Único de Saúde”, ressaltou.

Campanha

Até o final do mês, as rodas de conversas serão realizadas em várias turmas – dos 7° ao 8° ano - de sete escolas estaduais, também contará com ciclos de palestras, blitz educativas e piquenique no Parque Cimba. O encerramento será no dia 28, com o 2º Fórum “Quebrando o Silêncio”.

A campanha aborda alguns sinais de alerta, o que se deve fazer e não fazer para ajudar, e destaque para onde buscar ajuda para superar os sofrimentos, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que conta com serviço de apoio psicológico gratuito por meio do número 188. Também existe ajuda disponível nas unidades básicas de saúde (UBS), onde pode ser procurado um atendimento psicológico e psiquiátrico e acompanhamento pelo Núcleo de Apoio e Saúde da Família (Nasf).

São parceiros no evento, instituições de ensino – Centro Universitário Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC), Educandário Objetivo, Faculdade Católica Dom Orione (Facdo) e Universidade Federal do Tocantins (UFT); e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) – que abrange o Centro de Atenção Psicossocial nas modalidades Álcool e outras Drogas/Infantil e Adulto, e também o Nasf.

Principais ações

Sábados - Dias 15/9 e 22/9, 15 horas – Piquenique Solidário (Eco Parque Cimba)

Terça-feira - Dia 18/9, matutino e vespertino – Roda de conversa na Escola Estadual Francisco Máximo de Sousa (Santa Terezinha)


Quarta-feira - Dia 19/9, matutino e vespertino – Roda de Conversa na Escola Estadual Jorge Amado (Loteamento Panorama)

Quinta-feira - Dia 20/9, 18h30 – Ciclo de Palestra Setembro Amarelo (auditório central do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - Unitpac)

Sexta-feira - Dia 21/9, matutino e vespertino – Roda de Conversa  no Colégio da Polícia Militar (Conj. Res. Coimbra); 17h00 – Blitz Educativa “Uma Vida para Vida Toda” (cruzamento das avenidas Cônego e Neblina)

Segunda-feira - Dia 24/9, matutino e vespertino – Roda de Conversa  na Escola Estadual José de Assis (Setor Rodoviário)

Terça-feira - Dia 25/9, matutino e vespertino – Roda de Conversa  na Escola Estadual Silvandira S. Lima (Vila Couto Magalhães)


Quarta-feira - Dia 26/9, matutino e vespertino – Roda de Conversa no Colégio Estadual de Aplicação (Setor Couto Magalhães)

Sexta-feira - Dia 28/9, 8h00 – 2º Fórum “Quebrando o Silêncio” (Local a definir)

keyboard_arrow_up