edit Editar esse Conteúdo

Em Porto Nacional, projeto Defensoria Pública nas Escolas aborda o bullying

Publicado em 20/06/2018 15:47
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Alunos do 1º ano do Ensino Médio debateram, em sala de aula, sobre o bullying - Foto: Divulgação

Por se tratar de uma problemática recorrente no ambiente escolar, a Equipe Multidisciplinar da Diretoria Regional de Porto Nacional da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) abordou o tema “Bullying não é brincadeira” em oficina desenvolvida no Centro de Ensino Médio Professor Florêncio Aires, na cidade portuense. A atividade, realizada no último dia 15, foi direcionada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, contando, ainda, com a participação de parte do corpo docente da unidade municipal de ensino.

Na ação, foram realizados debates e dinâmicas que culminaram na construção de um painel informativo para ser exposto na escola. Segundo a pedagoga da equipe multidisciplinar da DPE-TO, uma das responsáveis pelo desenvolvimento da oficina, Elizângela Sales Brito, a convivência harmoniosa entre alunos deve ser construída no cotidiano. “O objetivo principal da ação foi informar e sensibilizar os educandos para a compreensão de que a paz se aprende e se constrói na ação e reflexão, reconhecendo as diferentes faces da violência e as suas possíveis causas, em especial o bullying”, ressaltou Elizângela.

Também integrante da equipe multidisciplinar da Diretoria Regional de Porto Nacional da DPE-TO que desenvolveu a atividade, a psicóloga Nair Mendes de Godói disse que a metodologia escolhida favoreceu a interação dos participantes, que receberam informações sobre como proceder caso se deparem com a prática do bullying. “Durante a oficina, foram explanados os conceitos de Bullying e Cyberbullying, quais as consequências destas práticas para as vítimas, quais são os perfis mais comuns destas vítimas, dos agressores e das testemunhas, além de como as pessoas devem proceder e a quem recorrer em caso de práticas desta violência (...), bem como esclarecer pais, educandos e educadores sobre seus direitos e deveres. E como agir conforme a lei em determinadas situações, e problemáticas que acontecem no meio escolar”, explicou a psicóloga.

Bullying e outras problemáticas

A ação da Defensoria foi demandada pela própria unidade escolar e faz parte do projeto Defensoria Pública nas Escolas. De acordo com o Serviço de Orientação Escolar (SOE) do CEM Florêncio Aires, o tema é importante e outros devem ser abordados em novas edições do Projeto na escola.

keyboard_arrow_up