edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO prestigia entrega de instrumentos musicais para projeto no bairro Barra da Grota

Publicado em 18/05/2018 09:51
Autor(a): Keliane Vale
DPE-TO prestigia entrega de instrumentos musicais para projeto no bairro Barra da Grota - Foto: Divulgação 2°BPM

Nesta quinta-feira, 17, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) prestigiou a entrega de instrumentos musicais à Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), que vai realizar cursos de música às crianças e adolescentes do bairro Barra da Grota. A DPE-TO participou das articulações do projeto inicial de aquisição dos equipamentos defendendo que fossem incluídos os moradores daquele bairro, devido a localidade padecer de dificuldades de acesso às políticas públicas.

O projeto da PMTO trata-se da formação de uma banda infanto-juvenil para auxiliar no desenvolvimento social dos integrantes. As vagas destinadas aos moradores do bairro Barra da Grota se referem 25% das vagas totais, que também vai contemplar os participantes do projeto “O Meu Pé de Laranja-Lima", que já atende crianças em outras atividades culturais e desportivas, em iniciativa da 2ª Vara de Execuções Penais e da Central de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) da Comarca de Araguaína; e também inclui filhos de policiais militares, bombeiros militares, servidores civis do 2° Batalhão da Polícia Militar e comunidade em geral.

Os instrumentos foram adquiridos por meio de verbas provenientes de penas pecuniárias no valor de R$70 mil reais.

A DPE-TO destaca que o projeto social é uma contrapartida do Estado pelos prejuízos que sofrem os moradores do bairro Barra da Grota. “Desde o início da realocação dos instrumentos musicais, que estavam inicialmente à disposição da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, houve uma preocupação da Defensoria que a utilização desses bens gerasse algum benefício para a comunidade do bairro. Na verdade, esta foi uma preocupação que me acompanhou em todo o tempo que trabalhei na Execução Penal por entender que a região sofre um prejuízo por estar instalada numa área de segurança penitenciária. E é com muita felicidade que verificamos que isto aconteceu, gerando vagas para que a população da Barra da Grota fosse também contemplada com aulas de música”, disse o coordenador do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína, defensor público Sandro Ferreira Pinto.





keyboard_arrow_up