edit Editar esse Conteúdo

Conflito de terra em comunidade ribeirinha é tema de atendimento da Defensoria Pública Agrária

Publicado em 18/05/2018 09:02
Autor(a): Cinthia Abreu / Ascom DPE
Atendimento foi realizado na terça-feira, 15, e faz parte da programação do Maio Verde - Foto: Divulgação


Desde 1955, os familiares dos moradores da comunidade ribeirinha de Fazenda Pé do Morro residem em uma área com cerca de 18 mil hectares, localizada entre os municípios de Miranorte, Fortaleza do Tabocão, Rio dos Bois e Dois Irmãos do Tocantins. No local, cerca de 30 famílias trabalham atualmente com o cultivo de alimentos para o próprio consumo e também com a criação de animais. Esses moradores foram atendidos pela equipe do Núcleo da Defensoria Pública Agrária (DPagra), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).

O mutirão de atendimento aconteceu na própria comunidade, na tarde de terça-feira, 15. Na ocasião, o defensor público Pedro Alexandre Conceição atendeu a comunidade com orientações jurídicas sobre o caso de um conflito de terra. “São cerca de 30 famílias que vivem em conflito com a Fazenda Araguarina, de um grupo empresarial do ramo de transporte”, explicou o Defensor Público. No atendimento, Pedro Alexandre contou com apoio de equipe do DPagra e de assistência social da DPE-TO, que colheram o depoimento dos moradores para acrescentar no processo de reintegração de posse.

Além do conflito de terra, os moradores reclamaram também da infraestrutura das estradas na região. O acesso ao local é muito ruim, prejudicando até mesmo o trajeto das crianças para as escolas. Segundo o DPagra, o ônibus só vai até um determinado local e, para chegar em casa, as crianças caminham por muito tempo a pé. O problema nas estradas é tamanho que algumas crianças só chegam em casa por volta das 22 horas. A DPE-TO vai oficiar a Prefeitura Municipal de Miranorte para providências.


Tags:

DPAGRA
keyboard_arrow_up