edit Editar esse Conteúdo

Cerca de 120 estudantes participam de sessão do Cine Defensoria em Dueré

Publicado em 20/02/2018 15:10
Autor(a): Autor não informado
Cerca de 120 estudantes participam de sessão do Cine Defensoria em Dueré - Foto: DPE Gurupi

Cerca de 120 alunos, entre oito e 13 anos, da Escola Municipal Cecília de Araújo Melo, em Dueré, no Sul do Estado, participaram de uma sessão do projeto Cine Defensoria, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), com a exibição do filme “Zootopia: Essa Cidade é o Bicho”. Realizada nesta segunda-feira, 19, a ação foi organizada pelo Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas (NUAmac) de Gurupi e pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH).

Com faixa etária indicativa de sete a 15 anos, o filme retrata uma cidade grande ficitícia, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia. De uma maneira bem singela e elucidativa, o filme revela preconceito racial, bem como ressalta o valor da amizade, da perseverança e dos estudos.

“A escolha do filme foi um desafio para o Núcleo, haja vista que a faixa etária dos espectadores não permitia uma exibição com linguagem adulta, por isso, optamos por um desenho animado que trouxesse uma mensagem com esses valores”, ressalta o coordenador do NUAmac Gurupi, defensor público, Leandro Gundim.

De acordo com o Gundim, as crianças irão produzir textos acerca da temática desenvolvida, as quais serão enviadas para o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos. “Durante o filme, as crianças prestaram atenção e logo após no debate proposto demonstraram entendimento na mensagem do filme”, explicou.

Cine Defensoria

Por meio do projeto Cine Defensoria, a DPE-TO pretende integrar entretenimento, reflexão e temas relacionados aos direitos humanos, por meio da exibição de filmes temáticos e debates em escolas ou espaços comunitários, aproximando também a Instituição da comunidade. As temáticas dos filmes envolvem assuntos relacionados aos direitos humanos, como população em situação de rua e internações compulsórias, redução da maioridade penal, movimentos sociais, encarceramento em massa, invisibilidade da mulher transexual, feminismo negro, aborto e judicialização da vida, democracia e direitos fundamentais, saúde mental, álcool e outras drogas, dentre outros.

O projeto é desenvolvido pelo NDDH e os interessados em receber o Cine Defensoria podem procurar o Núcleo pelo telefone (63) 3218-6953 e na sede do Núcleo, localizada na Defensoria Pública, em Palmas (Av. Theotônio Segurado, na Quadra 502 Sul), e ainda nas unidades da Defensoria Pública no Estado.

Texto: Rose Dayanne Santana/Ascom DPE

keyboard_arrow_up