edit Editar esse Conteúdo

Defensora pública ministra palestra sobre direitos e deveres da juventude para jovens aprendizes

Publicado em 30/11/2017 12:22
Autor(a): Autor não informado
Defensora pública ministra palestra sobre direitos e deveres da juventude para jovens aprendizes - Foto: Loise Maria

Cerca de 100 jovens aprendizes da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) de Palmas participaram de uma palestra sobre “Direitos e Deveres da Juventude”, ministrada pela defensora pública Maria do Carmo Cota, nesta quarta-feira, 29.

Em sua fala, a Defensora Pública abordou os direitos e deveres dos jovens previstos na Constituição Federal e também no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013), políticas públicas voltadas para o público, assim como a atuação da Defensoria Pública com a juventude, incluindo relatos de sua trajetória profissional e pessoal.

“Os jovens têm diversos direitos, entre eles, à meia-entrada no cinema, eventos culturais, passagem de ônibus. Direito à educação pública, à saúde, à segurança. Está tudo escrito nas leis, na Constituição Federal. No entanto, de que a adianta garantir educação se vocês não quiserem estudar. Do que adiantar garantir o trabalho se vocês não quiserem trabalhar. Todos nós somos capazes. Não importa o trabalho que você faça, a profissão que você escolha, exerça honestamente. Se você quer ser advogado, médico, radiologista, então lute pelos seus sonhos, para ser o que você quer ser. Vocês são capazes de tudo”, pontuou a Maria do Carmo Cota.

No decorrer da palestra, os aprendizes relataram experiências e fizeram perguntas. A assessora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Nudeca) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Laryssa Kellen Marinho Rabelo, também participou da atividade, falou sobre os direitos e deveres da juventude e compartilhou sua experiência na Instituição.

“Eu achei a palestra muito boa, porque elas não veio pra falar apenas sobre os seus direitos, ele vai pra nos ensinar como conseguir atingir seus objetivos, conquistar seus sonhos. Então no mesmo momento em que ela fala sobre seus sonhos, ela também joga um balde de água fria para você voltar à realidade, e pensar: - não é só sonhar é buscar formas de realizar esse sonho”, relatou Camila Costas Chaves, 20 anos, participante do programa de aprendizes Jovem Cidadão. A estudante contou ainda que concluiu o Ensino Médio em 2015, está cursando o primeiro semestre de Marketing, mas que já planeja o ingresso no curso de Direito em 2018: “Nossa, estou muito feliz”, afirmou.

A instrutora do Renaspi Meg Pessoa explicou que o público era formado por jovens de vários programas aprendizes, que trabalham por quatro dias da semana, durante quatro horas diárias, em instituições públicas e empresas, e que uma vez na semana vão até a sede da Renaspi para participar de formações, cursos, oficinas, ações educativas de forma geral.

“Esta semana estamos trabalhando sobre os direitos da juventude. E convidamos a Defensoria Pública para falar um pouco sobre o Estatuto da Juventude, que é novo, e muitos aqui ainda não conheciam. Além falar sobre atuação da Defensoria Pública com esse público. Nós já conhecíamos a Dra Maria Cota e o trabalho que ela desenvolve com os jovens que estão no Case. Então achamos interessante na semana que fala sobre o direito da juventude trazermos alguém especializado nessa área para que os jovens possam entender seus direitos para assim buscá-los, porque se eu não conheço eu não utilizo”, explicou.

Texto: Rose Dayanne Santana/Ascom DPE

keyboard_arrow_up