edit Editar esse Conteúdo

Cedeca apresenta à Defensoria projeto para fortalecer e empoderar comunidades em Palmas

Publicado em 21/11/2017 18:28
Autor(a): Cléo Oliveira / Ascom DPE-TO
Murilo da Costa Machado e Larissa Pultrini (D), da Defensoria, com representantes do Cedeca em reunião na sede da DPE - Foto: Loise Maria / Ascom DPE

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (Cedeca) apresentou à Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), nesta terça-feira, 21, o projeto “Promoção e Proteção dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Reforma Política e Democracia no Estado do Tocantins”. A proposta é atuar junto a líderes locais a fim de promover a formação política e o protagonismo das comunidades de Taquari, Taquaralto e Aurenys, na região sul de Palmas.

“A proposta é oferecer uma formação para os adultos dessas comunidades, pessoas que já são referências locais, e formar assessores populares que vão fortalecer as suas comunidades que, com isso, vão pensar estrategicamente como atuar diante de seus problemas ou tomar iniciativas. Os líderes serão direcionados a verem a comunidade de forma coletiva”, disse a secretária executiva do Cedeca, Mônica Brito, sobre o projeto, que foi apresentado por ela ao defensor público-geral, Murilo da Costa Machado, e à coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) da DPE, a defensora pública Larissa Pultrini.

O defensor público-geral se colocou à disposição do Cedeca para esses e outros projetos que estejam em consonância com as atribuições da Defensoria. Para ele, a aproximação entre a instituição e o Cedeca é importante. No caso do projeto em questão, outros Núcleos da DPE além do Nudeca, como o dos Direitos da Mulher (Nudem) e o de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), podem atuar como parceiros da proposta que visa estimular a cidadania e a valorização das comunidades.

A defensora pública Larissa Pultrini, por sua vez, destacou que iniciativas semelhantes, em outros Estados, realizadas em escolas, mostraram resultados positivos na mediação de conflitos.

Um termo de cooperação técnica será enviado oficialmente à Defensoria para que a instituição analise de que forma poderá contribuir. Neste sentido, a secretária executiva do Cedeca enfatizou a importância da instituição: “A comunidade legitima a Defensoria”, disse, durante a reunião realizada na sede da DPE, em Palmas.

O projeto
O projeto está em fase de mobilização e articulação. Conforme o Cedeca, a proposta é lançar um edital, entre janeiro e fevereiro do próximo ano, para que as pessoas interessadas na formação possam se inscrever.

Uma das propostas é fazer com que as comunidades tratem com informação e noções de cidadania, temas de relevância com a participação ativa de pessoas do próprio grupo.

O Cedeca
O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone, o Cedeca, é uma organização não governamental sem fins lucrativos que defende direitos humanos de crianças e adolescentes. Atua desde maio de 2007 com sede em Palmas.

De acordo com informações do próprio Cedeca, atualmente o Centro coordena a Rede Nacional de Adolescente em Conflito com a Lei (Renade), grupo composto por defensores públicos, famílias, adolescentes e Cedecas de 18 Estados brasileiros.

Tags:

cedeca Nudeca
keyboard_arrow_up