edit Editar esse Conteúdo

Sensibilização do Setembro Amarelo acontece na Defensoria em Araguaína

Publicado em 28/09/2017 08:13
Autor(a): Keliane Vale
Sensibilização do Setembro Amarelo acontece na Defensoria em Araguaína - Foto: Keliane Vale

A adesão à campanha do Setembro Amarelo na DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, em Araguaína, alcança um público grande e rotativo durante a sensibilização aos Assistidos em espera de atendimento. A ação promove o mês da prevenção do suicídio, que tem o dia mundial lembrado no dia 10 de setembro. A campanha é do CVV – Centro de Valorização da Vida com o tema “falar é a melhor solução”.

Segundo o CVV, os números oficiais registram que 32 brasileiros morrem por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde destaca que nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. A ação acontece nesta quinta-feira, 28, realizada pela equipe multidisciplinar e NUAmac – Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas de Araguaína, que busca deixar o alerta aos Assistidos da Instituição sobre o teor da campanha em consonância com os limites de atuação e missão institucional da Defensoria Pública.  

Na última quinta-feira, 21, o ato foi realizado na DPE em Araguaína. A assistente social, Fernanda Cristina Campelo, falou com os Assistidos na Defensoria e ouviu relatos de pessoas que tiveram familiares e conhecidos que cometeram suicídio, mostrando o quanto é uma realidade que afeta um grande público. “São atitudes simples que podem prevenir o suicídio, como uma conversa. Na Instituição, diferentes públicos buscam atendimento e nos preocupamos com a situação de conflito que lidamos diariamente, onde as pessoas estão suscetíveis a se sentirem incapazes de lidar com o conflito, o que pode desembocar em depressão e outros fatores que causam o suicídio”, considerou Fernanda Cristina.       

Para a diretora da Regional de Araguaína da DPE-TO, defensora pública Karine Ballan, a adesão à campanha reflete a preocupação da Instituição com o assistido que busca diariamente atendimento na Defensoria Pública.

Campanha

A campanha do Setembro Amarelo ocorre desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações, mobilização iniciada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), e mundialmente, pelo IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio. Mais informação no site www.setembroamarelo.org.br



keyboard_arrow_up