edit Editar esse Conteúdo

Regional da Defensoria Pública em Gurupi realiza programação de combate ao suicídio

Publicado em 06/09/2017 11:44
Autor(a): Cinthia Abreu
Regional da Defensoria Pública em Gurupi realiza programação de combate ao suicídio - Foto: Divulgação

De acordo com um levantamento feito pela OMS - Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em alguma parte do mundo. O maior índice ocorre entre idosos com mais de 70 anos, mas o número também é alarmante entre os jovens com idade de 15 a 29 anos, sendo a segunda causa de morte nesta faixa etária. Mas como prevenir que uma pessoa cometa suicídio? Para combater este número alarmante e com o objetivo de quebrar o tabu em torno do tema e ajudar na prevenção, surgiu a campanha mundial “Setembro Amarelo” com diversas programações que focam o combate ao suicídio em todo o mundo. A regional da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins em Gurupi abraçou a campanha e realiza diversas ações com esta finalidade.


Nesta quarta-feira, 06, a equipe da DPE-TO em Gurupi realizou uma atividade especial para os Assistidos da Instituição, com trocas de informações e orientações aos Assistidos sobre o tema que vem requerendo cada vez mais atenção de toda a sociedade. Além do bate-papo com os Assistidos, a decoração da regional conta com elementos alusivos ao Combate ao Suicídio, como bandeirinhas confeccionadas pela equipe com frases como “Não ao Suicídio – Falar é a Melhor Opção”. A atividade segue até o final do mês de setembro.


Palestras

A programação conta ainda com palestras em escolas do Ensino Médio do Município até o final do ano. O objetivo é apresentar o projeto “Prevenção ao Suicídio”, que pretende alcançar cerca de dois mil alunos para conceituar e identificar possíveis sintomas de depressão e ansiedade na comunidade escolar, vislumbrando a prevenção ao suicídio, com realização do encaminhamento à rede de apoio para tratamento dos casos identificados. Já estão agendadas a Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, no Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho e na Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva, totalizando cerca de 1000 alunos.


Equipe

A programação foi coordenada pela equipe da diretoria regional de Gurupi, com participação da diretora da DPE-TO de Gurupi, Mônica Prudente Cançado, juntamente com as assistentes sociais Ivone Sousa Carvalho Viana, Daniela Silva Portilho, a psicóloga Isabel Cristina Izzo e a pedagoga Elizete Soares da Silva, integrantes da equipe multidisciplinar.

keyboard_arrow_up