edit Editar esse Conteúdo

Gestão Presente fortalece parceria da DPE-TO com instituições de Justiça e gestores municipais

Publicado em 04/08/2017 10:07
Autor(a): Keliane Vale
Gestão Presente fortalece parceria da DPE-TO com instituições de Justiça e gestores municipais - Foto: Divulgação

As sedes administrativas da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins pertencentes à Diretoria Regional de Gurupi e a sede de Paranã, da Diretoria de Porto Nacional, receberam a comitiva do programa Gestão Presente, com visitas que encerraram nesta quinta-feira, 3. O Defensor Público-Geral Murilo Machado e o superintendente de Defensores Públicos, Fábio Monteiro, estiveram em diálogo com órgãos de Justiça e gestores municipais. 

Durante a passagem do Defensor Público-Geral em Gurupi, na segunda-feira, 31, foi lançado o projeto Zap Defensoria, tendo sido entregues seis aparelhos móveis para a implantação do serviço nas áreas da família, execução penal, cível e NUAmac Gurupi – Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas. Com a implantação deste projeto piloto, o contato com o Assistido da DPE-TO, em Gurupi, será modernizado, mais eficiente e gerará economia de recursos públicos. 

Nas visitas do programa Gestão Presente, as comarcas percorridas foram Alvorada, Araguaçu, Formoso do Araguaia, Figueirópolis, Gurupi, Paranã, Palmeirópolis e Peixe. O programa tem o objetivo de avaliar a gestão, traçar planejamentos e estratégias para melhor desenvolvimento da Instituição, além de conhecer a realidade de cada Defensoria Pública, visando propiciar a melhoria dos espaços físicos e de recursos humanos com foco no cumprimento da missão institucional.

À convite dos defensores públicos Mônica Prudente e Iwace Santana, a equipe visitou as unidades prisionais de Cariri e Gurupi, onde recentemente, no último dia 28 de julho, a DPE-TO, por intermédio de Ação Civil Pública do NUAmac Gurupi e as Defensorias de Execução Penal, garantiram o bloqueio do valor de R$ 21.872,48 nas contas públicas do Estado para aquisição de kits de higiene pessoal para os presos, que estava com entrega irregular. De acordo com a direção das unidades, atualmente 413 pessoas estão presas, tendo sido entregues a quantidade necessária de kits para suprir a demanda mensal.

Em Gurupi, a comitiva esteve acompanhada dos defensores públicos Mônica Prudente, Kita Maciel e Hud Ribeiro em visita institucional ao presidente da subseção da OAB Gurupi - Ordem dos Advogados do Brasil, Albert César de Oliveira; também ao diretor do Fórum de Gurupi, juiz Ademar Alves de Souza Filho e ao Ministério Público, onde foram recebidos pela promotora de justiça, Ana Lucia Gomes Bernardes, e demais Membros da instituição. O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, também recebeu a visita institucional, bem como, Membros e Servidores da Diretoria Regional da DPE-TO em Gurupi .

As demais unidades da Defensoria Pública na região foram visitadas. Em Figueirópolis, foram recebidos pelo defensor Kita Maciel e ainda receberam a visita do Prefeito Fernandes Martins, na unidade da DPE-TO. A agenda também contou com visita institucional ao promotor Gustavo Shult Júnior.

Em Alvorada, Araguaçú, Formoso do Araguaia, Paranã e Peixe, os Defensores Públicos titulares recepcionaram a comitiva e foram realizadas reuniões com a equipe de trabalho de cada comarca. O prefeito de Araguaçú, Kinca Nunes, também foi visitado.

keyboard_arrow_up