edit Editar esse Conteúdo

Prevenção ao câncer de mama é tema de palestra na Defensoria Pública em Gurupi

Publicado em 25/10/2016 12:47
Autor(a): Autor não informado
Prevenção ao câncer de mama é tema de palestra na Defensoria Pública em Gurupi - Foto: DPE Gurupi

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama e alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros são mais lentos. Segundo dados do Inca – Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, para o ano 2016, são esperados 57.960 novos casos de câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma.

No Brasil, são registrados 28,1% de novos casos por ano, enquanto a média mundial é de 25%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Diante deste cenário, um dos caminhos para combater o câncer de mama é a prevenção. Nesse sentido, a Defensoria Pública em Gurupi realizou uma ação nesta segunda-feira, 24, com os Assistidos no hall de entrada da Instituição. A ação, em alusão à Campanha Outubro Rosa, foi realizada em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população.

Aproximadamente 60 pessoas, entre Assistidos, Defensores Públicos e Servidores, participaram da atividade, que contou com palestra, dinâmicas e distribuição de material informativo. De acordo com a voluntária da Liga, Elisangela Marinho Duarte de Santana, o foco da Campanha Outubro Rosa deste ano é a prevenção.  “Prevenir é um dos caminhos, e esse foi o principal ponto que destacamos na ação. A prevenção está em nossas mãos, e começa com a mudança de estilo de vida das pessoas, que pode evitar o câncer ou garantir um tratamento menos agressivo”, ressaltou.

A voluntária também falou da importância de realizar o autoexame. “Autoexaminar não só as mamas, mas todo o corpo em busca de algum sinal”, alertou.

Na oportunidade, a diretora regional de Gurupi, defensora pública Silvania Pimentel, explicou aos Assistidos sobre as garantias previstas na Lei nº 12.732/2012, conhecida popularmente como “Lei dos 60 dias”, que dispõe sobre o primeiro tratamento do paciente com neoplasia maligna comprovada e estabelece prazo para seu início. “A pessoa diagnostica com câncer tem o direito de em 60 dias iniciar o tratamento de forma gratuita pelo SUS. Caso esse direito seja negado, o paciente pode procurar seus direitos, seja por meio da Defensoria Pública, quando hipossuficiente, ou buscar auxílio de um advogado”, explicou.

Outubro Rosa

Em alusão ao Outubro Rosa, a Defensoria Pública adotou as cores da campanha em seus canais de comunicação e também algumas Diretorias Regionais ambientaram as salas de atendimento e triagem com a temática.  Uma delas foi a Regional de Gurupi. “Optar pela prevenção é o caminho que temos. É preciso falar sobre esse problema, conscientizar, incentivar fazer o autoexame. Queríamos levar essa mensagem aos nossos Assistidos, para que eles possam se prevenir ou acessar informações para que tenham um tratamento menos agressivo”, pontuou a defensora pública Silvania Pimentel.  

A campanha Outubro Rosa deste ano traz como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". O objetivo é disseminar informações sobre prevenção e tratamento. O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. (Com informações do INCA e Ministério da Saúde).

Texto: Rose Dayanne Santana

keyboard_arrow_up