edit Editar esse Conteúdo

Defensoria fica entre as grandes instituições que mais incentivam o estágio

Publicado em 19/08/2016 18:29
Autor(a): Clédiston Ancelmo
Defensoria fica entre as grandes instituições que mais incentivam o estágio - Foto: Clédiston Ancelmo

A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins levou o segundo lugar no Prêmio IEL de Estágio na categoria Grande Empresa. A premiação aconteceu durante uma solenidade nesta quinta-feira, 18, no auditório do CETEC – Centro de Educação e Tecnologia do SENAI em Palmas. Foi o segundo ano consecutivo que a Defensoria foi classificada entre os três primeiros colocados nesta mesma categoria. Em 2015 a Instituição levou o primeiro lugar.


Hoje a Defensoria Pública do Tocantins possui 142 estagiários, espalhados por todas as unidades do estado. Palmas, Araguaína e Gurupi possuem o maior número. Para o profissional em início de carreira, o estágio é uma porta aberta para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na escola ou universidade. Para as empresas, trata-se de uma forma de treinar e experimentar novos colaboradores.


O Prêmio IEL de Estágio é realizado anualmente para identificar e divulgar as melhores práticas e programas de estágio desenvolvidos em todo o Brasil. O objetivo é reconhecer e incentivar a qualidade dos programas de estágio e garantir o cumprimento da Lei 11.788/2008 que dispõe sobre a atividade. A premiação avalia, por meio de análise de relatório e visitas técnicas, os seguintes critérios: atração, desenvolvimento e retenção de estagiários (Empresa Destaque), perfil do estagiário, argumentação e redação do relatório (Estagiário Destaque) e estrutura, logística, acompanhamento e incentivo à prática de estágio (Instituições de Ensino).


Para o vice-presidente do Sistema Fieto, Luciano de Carvalho Rocha, ver a Defensoria Pública receber o Prêmio IEL pelo segundo ano consecutivo é uma satisfação e uma quebra de paradigmas. “É a constatação de que o poder público valoriza os estagiários, que eles representam uma força de trabalho e uma motivação extra dentro das organizações. Para nós do Sistema Fieto é muito importante ver que isso está surtindo efeito dentro da sociedade e, principalmente dentro do poder público”, afirmou Rocha.


Segundo a Superintendente Administrativa e Financeira da DPE-TO, Mounira Alves Hawat, os estagiários têm um papel muito importante dentro da Instituição. “Atualmente temos 142 estagiários distribuídos pelas nossas unidades em todo o Estado. A motivação, ânimo e jovialidade são carcteristicas deles, contagiando o ambiente de trabalho, além de serem extremamente dedicados no que fazem. É gratificante saber que essa Instituição está contribuindo de forma direta com o desempenho e desenvolvimento desses futuros profissionais, possibilitando vivenciarem na prática o que eles estudam em sala de aula”.



Voluntários

Além dos processos seletivos de estágio remunerado, outra forma da DPE-TO incentivar a experiência profissional é o programa de Serviço Voluntário, que oferece vagas na Capital e no interior para que profissionais possam desempenhar trabalhos que vão enriquecer o currículo e servir como base na atuação profissional. A seleção dos candidatos ao serviço voluntário é realizada pela Diretoria requisitante por meio de análise curricular e entrevista pessoal, nos termos do Ato nº 191, de 26 de junho de 20

keyboard_arrow_up