edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública mais perto do Assistido com participação na Agrotins 2016

Publicado em 09/05/2016 16:50
Autor(a): Cinthia Abreu
Defensoria Pública mais perto do Assistido com participação na Agrotins 2016 - Foto: Loise Maria

Mais do que levar a democratização do acesso à Justiça e a educação em direitos, a participação da Defensoria Pública na Agrotins Brasil 2016 permitiu uma ampla divulgação do papel e atuação da Instituição para a população rural do Estado, que não possui condições de pagar por um advogado. O evento aconteceu no Centro Agrotecnológico de Palmas, de 3 a 7 de maio e o estande da DPE-TO contou com atendimento jurídico, orientações sobre direitos,  ainda exposição e venda de peças do projeto “Bazar Três Pontos”, e uma exposição fotográfica.

O defensor público-geral, Marlon Costa Luz Amorim, definiu o espaço como mais um canal de acesso da comunidade à Defensoria Pública, discutindo e esclarecendo dúvidas sobre questões como direitos humanos, direitos dos consumidores, da mulher do campo e das comunidades quilombolas e agricultores familiares. “A Agrotins possibilita não só a divulgação da imagem institucional da Defensoria Pública, como também uma proximidade maior com o seu Assistido”, complementa.

Além das orientações jurídicas e sobre a atuação da Defensoria Pública, a arte também esteve presente na Agrotins. O projeto “Bazar Três Pontos”, do Nadep – Núcleo de Assistência e Defesa ao Preso, expôs peças produzidas pelas reeducandas da Cadeia Feminina de Palmas, como forma de redução da pena, ressocialização e inserção no mercado de trabalho, além da geração de renda para o sustento das reeducandas e seus familiares.

Quem esteve no estande ainda teve a oportunidade de conferir fotos da Exposição “Resgatando a Identidade”, que reúne imagens fotográficas captadas nos atendimentos itinerantes da DPE-TO nas comunidades Quilombolas.

Maio Verde

A ação integra a série de atividades da programação do “Maio Verde”, mês comemorativo ao dia da Defensoria e do Defensor Público (19/05). Em 2016 a ANADEP – Associação Nacional dos Defensores Públicos e a ADPETO – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, querem chamar a atenção para os temas ligados à área da saúde. No Tocantins vão ser realizadas várias atividades com o objetivo de esclarecer à população sobre a atuação da Instituição, bem como o trabalho realizado pelos Membros.

Agrotins

Esta foi a 16ª edição da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, sendo o terceiro ano com participação da Defensoria Pública, e o tema deste ano foi "Tecnologia em Favor do Homem e da Natureza". A Feira é uma oportunidade para promover o desenvolvimento do setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio, assim como apoiar e divulgar as ações de pesquisa, adaptação, validação, divulgação e transferência de tecnologias, levando informações para milhares de pecuaristas, produtores, agricultores familiares e empresários. A Agrotins Brasil 2016 é reconhecida como a 8ª do Brasil, e a maior feira de agronegócios da Região Norte do País.

keyboard_arrow_up