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Comunicação interna em debate na Defensoria Pública

Publicado em 07/04/2016 11:44
Autor(a): Cinthia Abreu
Comunicação interna em debate na Defensoria Pública - Foto: Loise Maria

A Comunicação Interna esteve em foco na quinta-feira, 6, em programação no auditório da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins. O espaço recebeu a roda de conversa “Comunicação Interna: O Desafio Diário de Comunicar”, apresentado pela professora Celene Fidélis, do curso de Comunicação da Universidade Federal do Tocantins. O evento aconteceu em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado nesta sexta-feira, 7, e contou com a participação da equipe de Comunicação, Diretores, Servidores da DPE-TO e ainda do defensor público-geral, Marlon Costa Luz Amorim.

Em um bate-papo informal e dinâmico, Celene Fidélis mostrou como as instituições podem ser mais estratégicas na comunicação com seu público interno, reforçando que é fundamental que todos os Servidores tenham o entendimento de como suas ações podem ou não contribuir para a imagem da Instituição. “Não existe comunicação sem vínculos. A comunicação deve caminhar acompanhada de todos os setores, como a Gestão de Pessoas, TI (Tecnologia de Informação) e Gestão Estratégica, por exemplo. O objetivo é dar continuidade às discussões, pois a comunicação é um processo, ela nunca vai ter fim e o planejamento deve acompanhar essa evolução”, destacou a professora.

Em sua explanação, Celene Fidélis falou também sobre a importância da pesquisa, do diagnóstico da instituição assessorada e de entender o processo de comunicação organizacional para atingir de forma mais efetiva o seu público alvo. Além disso, ela apresentou exemplos práticos positivos e negativos de comunicação para exemplificar os valores organizacionais.

De acordo com a diretora de Comunicação da Instituição, Nicéia Menegon, o evento mostrou que a comunicação interna é um instrumento de administração estratégica qu existe para se atingir a eficácia organizacional. “Hoje certamente aprendemos um pouco mais sobre a importância da comunicação interna, ainda temos muito em que avançar e enfatizo a necessidade de mais momentos como estes. Uma boa comunicação interna depende de todos nós'”, disse a diretora.

O defensor público-geral, Marlon Costa Luz Amorim, reforçou que a comunicação interna é uma ação estratégica que não tem início, meio e fim. “É algo perene. Há três anos que a gente se reúne, discute, aperfeiçoa as ferramentas de comunicação, mas nunca chega ao ponto ideal. Em seminários fora do Estado, a gente detectou que a Defensoria no Tocantins evoluiu bastante no quesito da Comunicação, mas a gente sempre acha que dá para melhorar, mas é essa inquietude que nos faz buscar um serviço de excelência.”

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