edit Editar esse Conteúdo

Transporte público e trânsito em debate com a participação da Defensoria

Publicado em 18/03/2016 14:40
Autor(a): Cinthia Abreu
Transporte público e trânsito em debate com a participação da Defensoria - Foto: Loise Maria

Os Defensores Públicos Isabella Faustino, coordenadora do NDDH – Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos, e Fabrício Brito, coordenador doo Nudecon – Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor, participaram na terça-feira, 15, da reunião do conselho de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, na sede do PrevPalmas.

O evento contou com a participação do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e do secretário de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte de Palmas, Christian Zini, e teve o objetivo de garantir segurança do trânsito. O conselho é formado por vários segmentos da sociedade, como setores governamentais e não-governamentais.

Na pauta foram debatidas questões relativas ao estacionamento rotativo, tarifa do transporte público e outras questões relativas ao trânsito na cidade de Palams. Ficou definido na reunião que, a partir dos próximos dias, a Prefeitura de Palmas lançará uma campanha nas ruas que vai mostrar onde estão todos os radares e câmeras no trânsito, com o tema de que o objetivo do município não é o de aplicar multas, mas reduzir acidentes.

A Defensora Pública Isabella Faustino, Coordenadora do Núcleo de Defesa do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos – que foi uma das organizadoras do Seminário “Palmas em Foco: Participação e Direito à Cidade”, que aconteceu em fevereiro na sede da Defensoria Pública em Palmas, e que contou com discussões relativas à Revisão do Plano Diretor da Cidade e implantação do BRT Sul – destacou, no contexto da discussão relativa ao transporte público, a necessidade de se ampliar o debate com a população: “Entende-se que é necessário ampliar o debate, sobretudo viabilizando-se a efetiva participação daqueles que se utilizam do transporte público, com a realização de audiências públicas, amplamente divulgadas, com antecedência, priorizando-se que estas ocorram em horários nos quais a população possa participar.”


Texto: Cinthia Abreu

keyboard_arrow_up