edit Editar esse Conteúdo

Foco das Correições Ordinárias é de orientação

Publicado em 19/02/2014 15:02
Autor(a): Autor não informado
Foco das Correições Ordinárias é de orientação - Foto: Keliane Vale

As sedes da Defensoria Pública em Araguatins, Augustinópolis e Axixá receberão de 19 a 21 de fevereiro os trabalhos da Correição Ordinária do ano de 2014. Nesta quarta-feira, 19, a corregedora-geral em substituição, Maria de Lourdes Vilella, deu início aos trabalhos na comarca de Araguatins realizando uma reunião com Assistidos da Defensoria Pública, autoridades locais, Servidores e Membros da Instituição.

“Nosso papel não é meramente de fiscalização ou punição, mas sim de orientação, para que o trabalho seja realizado corretamente. Estamos aqui para conhecer como é o atendimento do Defensor, o trato com o Assistido e as atividades do Servidor, tais informações vão servir para a melhoria da prestação jurisdicional”, enfatizou a Corregedora-Geral em substituição.

Atendem na comarca de Araguatins, os defensores públicos Cláudia Brito, Gidelvan Sousa Silva e Maria Sônia Barbosa da Silva. Respondendo como diretora do Núcleo, a defensora Maria Sônia, ressaltou a importância da Correição. “A Correição é necessária porque a equipe trabalha com demandas volumosas, e inadvertidamente o serviço pode ser executado fora do padrão, e naturalmente, sempre necessitamos de aperfeiçoamento”, disse a Defensora.

A atuação robusta da Instituição foi pontuada pelo presidente da Associação dos Defensores Públicos do Tocantins – Adpeto, Fábio Monteiro. “A Defensoria Pública foi a instituição que mais cresceu no Estado do Tocantins, certamente porque a população tem se conscientizado sobre os serviços gratuitos e de qualidade oferecidos. Como uma instituição nova está adequando seu funcionamento de acordo com as necessidades, e por meio da Correição o serviço tende a melhorar e ser mais eficaz para a população, ao passo que orienta o corpo funcional, promove regramentos na atuação diária e outras medidas necessárias para a boa gestão”, disse o presidente.

“Acreditamos no serviço da Defensoria Pública. A Instituição vem para atender a comunidade que realmente necessita de uma atenção maior. Encaminhamos as pessoas carentes àqueles serviços que podem resolver, e vemos resultado na Defensoria; não temos visto reclamação em relação ao atendimento dos Servidores e dos Defensores locais. Todavia, quero parabenizar o trabalho da Corregedoria, porque às vezes nós erramos por falta de conhecimento e precisa de alguém para estar observando”, concluiu o secretário de Administração de Araguatins, Josemildo Marques Amado.

Prestigiaram a equipe da Corregedoria, a vereadora Doralice Lima Pereira, e a secretária do Meio Ambiente e Turismo, Damiana de Maria Moraes Miguel.

 

Texto: Keliane Vale

keyboard_arrow_up