edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública implanta novo sistema de avaliação do estágio probatório

Publicado em 26/11/2014 12:51
Autor(a): Autor não informado
Defensoria Pública implanta novo sistema de avaliação do estágio probatório - Foto: Loise Maria

A Defensoria Pública do Tocantins implanta, neste mês de novembro, um novo Sistema para avaliação do estágio probatório do Quadro Auxiliar da Instituição. O SAED – Sistema de Avaliação Especial de Desempenho, é uma iniciativa da Corregedoria Geral da Defensoria Pública, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia de Informação, que adotou uma nova metodologia de desenvolvimento de projetos, alinhando-os com o planejamento institucional e trazendo maior agilidade na entrega de resultados.

A nova ferramenta surgiu depois da realização das Correições Ordinárias nas Comarcas do interior, onde foram entrevistados os Servidores e colhidas sugestões para aperfeiçoamento da ferramenta atual, que está abrigada no SICOR – Sistema Integrado da Corregedoria. Também foram levados em consideração os apontamentos feitos pelos Avaliadores sobre algumas dificuldades no processo.

O SAED foi apresentado nesta segunda-feira, 3, ao defensor público geral em exercício, Alexandre Augustus Elias El Zayek, e aos diretores do SISDEP – Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública, que também contribuíram com sugestões que podem melhorar ainda mais a ferramenta.

De acordo com a corregedora geral em substituição, defensora pública Maria de Lourdes Vilela, a intenção é que o SAED já possa ser utilizado agora em novembro, na 4ª Avaliação do Estágio Probatório, e para isso foram realizados vários testes, faltando agora a publicação do Ato regularizando o uso do Sistema. “O conteúdo do processo de Avaliação do Estágio Probatório foi aprovado pelo Conselho Superior através de Resolução, o que a Corregedoria pretende com o novo Sistema é uma melhor compreensão do conteúdo de Avaliação contido na Resolução, que agora está mais claro, didático tanto para o avaliador quanto para o Servidor” destacou Vilela.

“O sistema sem dúvida apresenta um melhor formato. O trabalho realizado pelos técnicos ficou realmente muito bom. É possível perceber no manuseio que há opções importantes acrescentadas, como é o caso de indicador da nota e o nome e cargo do Servidor que fica bem visível durante todo processo de avaliação. Esses itens permitem que o avaliador acompanhe a progressão da nota que está atribuindo e visualize o nome do Servidor que está avaliando no tempo em que realiza a avaliação”, ressaltou o diretor administrativo do SISDEP, Raylon Maciel.

A ferramenta

No desenvolvimento da ferramenta foram empregadas tecnologias de ponta, utilizadas em portais e sistemas mundialmente reconhecidos, como Nasa, Amazon, Yahoo e IBM, além de empresas nacionais como Folha de São Paulo e Walmart.com.br. Dentre as tecnologias adotadas destacam-se o framework de desenvolvimento web, Ruby on Rails, o serviço de gerenciamento de tarefas,  Sidekiq,  a automatização de testes, realizada pelo Rspec, resultando em maior segurança da informação, flexibilidade, velocidade, resiliência e prevenção de falhas.

Acompanhando as exigências do mercado, outra ação adotada foi a melhoria da interface do SAED, refletindo em uma maior usabilidade, servindo como base para a padronização visual dos sistemas institucionais, possibilitando melhor experiência dos usuários. Dentro dos conceitos seguidos, foi implementada uma aplicação de intercomunicação entre os sistemas, que possibilitou a troca de informações entre o Athenas e o SAED e resultou em uma fonte de dados única dos servidores para os dois sistemas, evitando informações duplicadas, equivocadas, obsoletas ou desatualizadas, ou seja, garantindo a integridade dos dados.

A proposta é um ambiente novo, moderno, visual limpo, muito simples, com gráficos para acompanhamentos, com mais informações, transparência ao processo, e o Avaliador poderá acompanhar a somatória dos pontos em tempo real.

Para o diretor de Tecnologia de Informação, Luiz Philipe Azevedo Dias, o SAED certamente ficará para a história da Defensoria Pública, por ser um divisor de práticas no desenvolvimento de projetos e pela garantia de personalização e flexibilidade, o que permite que o sistema acompanhe as mais diversas mudanças da Instituição. 

O Sistema foi desenvolvido pelos servidores Luiz Arão Araújo Carvalho e Lucas Ferreira Cunha. Para conhecer essas novidades basta acessar o endereço eletrônico saed.defensoria.to.def.br.

Autoria: Alessandra Bacelar

keyboard_arrow_up