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Experiências da Ascom da DPE-TO são apresentadas em Seminário Nacional de Comunicação

Publicado em 17/06/2016 11:54
Autor(a): Autor não informado
Experiências da Ascom da DPE-TO são apresentadas em Seminário Nacional de Comunicação - Foto: Andrea Lopes

O trabalho de inserção das notícias da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins na pauta da mídia local e nacional foi apresentado no I Seminário Nacional de Comunicação e Defensoria Pública, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio do CONDEGE – Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais, da ANADEP – Associação dos Defensores Públicos e CEJUR – Centro de Estudos Jurídicos.


Na ocasião a jornalista Alessandra Bacelar, representando a Assessoria de Comunicação da DPE-TO, compartilhou com os profissionais de vários Estados, a dinâmica do trabalho realizado no Tocantins, onde a ênfase maior não é tão somente a divulgação das notícias institucionais, mas através dos textos produzidos promover a Educação em Direitos Humanos à comunidade e buscar a sensibilização dos gestores públicos quanto as demandas que chegam diariamente aos Defensores Públicos e consequentemente a resolução.


“A Defensoria Pública do Tocantins é referência no país, pelos números, estrutura e pelo trabalho que realiza no Estado. A Assessoria de Comunicação da DPE-TO não é diferente, pois conta com excelentes profissionais e uma estrutura que tende a melhorar cada vez mais. Louvável a intenção da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, juntamente com o CONDEGE e ANADEP, para o fortalecimento institucional é preciso investir em comunicação e na integração de experiências entre as Defensorias” afirma Nicéia Menegon, chefe da assessoria de comunicação.


O Seminário discutiu o Planejamento em Comunicação onde os painelistas Patrícia Marins e Marcone Gonçalves abordaram as experiências a frente de grandes instituições como o CNJ – Conselho Nacional de Justiça, Ministério da Justiça, entre outras, incentivaram a necessidade essencial de planejamento de comunicação, conhecer as deficiências do órgão, seus pontos fracos, fortes, implantação da Política de Comunicação, realização de media trainning com porta vozes, implantação da política de redes sociais, criar estratégias de narrativas, e ter metas claramente definidas, e quais os ganhos para a instituição, entre outros prontos.


Álvaro Borba trouxe as experiências exitosas a frente das Redes Sociais da Prefeitura de Curitiba, apresentando os erros, os acertos e principalmente destacou a necessidade de ser ousado, criativo e atraente no fazer a comunicação acontecer nos novos espaços oferecidos. Opinião também de Nara Franco, que trabalha com assessoria institucional pública nas redes sociais, ela reforçou a necessidade de deixar claro aos gestores públicos que o foco principal é a ação realizada pela gestão, e não a promoção pessoal, questão bem abordada pela Constituição Federal mas que muitos ignoram.


No painel Relacionamento com a Imprensa, os convidados foram Carolina Morand da Rádio CBN, Edmilson Ávila, repórter, apresentador da TV Globo Rio, e Marlon Brun do Jornal EXTRA. Eles apresentaram os erros e acertos cometidos pelas assessorias que podem levar a não cobertura de fatos relevantes para as instituições, ressaltaram a necessidade de conhecer bem os veículos, quem trabalha em qual lugar, quais programas são os melhores canais para a informação chegar até o público alvo, e destacaram que a Defensoria Pública, assim como os órgãos de justiça, está presente nas pautas dos veículos de comunicação pelo papel que desempenham no atendimento a população, em especial aqueles órgãos que trabalham com as minorias e com os problemas que muitos entendem não ser necessários debater ou defender.

No segundo painel de Estudo de Caso Débora Diniz, da Ascom da Defensoria Pública do Rio de Janeiro falou sobre gerenciamento de crise, tendo como pano de fundo a atuação defensorial no caso de menores apreendidos em ônibus que tinham como destino as praias cariocas, sob a alegação de os jovens fariam parte de gangues de arrastões. O caso ganhou destaque na mídia nacional e de outros países, e a comunicação teve papel decisivo para reverter a história que se apresentava negativamente para a Defensoria e Defensores Públicos. 


Autor: Alessandra Bacelar

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