edit Editar esse Conteúdo

Núcleo de Defesa do Consumidor da DPE-TO participou da 23ª Feira de Negócios de Palmas

Publicado em 07/10/2019 11:52
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Equipe da DPE que atuou na Feira - Foto: Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO



Defensoria Pública prestou orientações jurídicas focadas no direito do consumidor durante os cinco dias da Fenepalmas




Entre os dias 1º e 5 de outubro, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon), contou com uma equipe que ofereceu orientações jurídicas àqueles que frequentaram a Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas). O evento aconteceu no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, tendo como tema nesta 23ª edição “Conectando pessoas e oportunidades”.

O stand do Nudecon ficou na “Ala da Cidadania”, na qual órgãos do poder público realizaram ações de cidadania e atendimentos de demandas rápidas. Participaram desta atuação as analistas jurídicas do Nudecon, Érica Ventura Costa e Tamira Maracaípe Correa, e o defensor público e coordenador do Núcleo, Daniel Silva Gezoni, que falou sobre a oportunidade de ampliar a divulgação do trabalho defensorial. 

“A Feira foi um espaço extraordinário para a divulgação da atuação da Defensoria Pública na defesa dos direitos dos consumidores, o que fazemos por meio do Nudecon. O evento foi muito bem organizado, feito com muito esmero, e, certamente, se houver o espaço nos anos vindouros, a Defensoria se fará presente nas próximas edições”, vislumbrou Daniel Gezoni. 

Consumidor.gov

Ainda de acordo com o coordenador do Nudecon, a ocasião oportunizou, também, a apresentação do “Consumidor.gov”, uma plataforma de atendimento do Governo Federal.

“Este canal da internet é dedicado à solução de problemas entre consumidores e empresários das mais diversas áreas. O registro de queixas e o andamento dos processos por lá são ágeis, sem burocracias, e o índice de resoluções está bastante elevado. Por isto, é uma ferramenta muito importante de ser conhecida pela população em geral”, explicou o Defensor Público.

Mais informações sobre este serviço público monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, podem ser obtidas clicando em Consumidor.gov.

Também prestigiou o stand da Instituição, a subdefensora pública-geral, Estellamaris Postal

Fenepalmas 2019

A 32ª Fenepalmas foi uma realização da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), com o apoio do governo do Estado. Ao todo, 98 expositores apresentaram produtos de inovação nos setores de indústria, comércio e serviços para o Tocantins, tendo como um dos motes principais a conexão e a visibilidade aos novos negócios, com acesso ilimitado à internet e espaço para startups.

Também foi destaque no evento a “Ala das Mulheres Empreendedoras”, que reuniu iniciativas de mulheres empresárias. Além disso, a Feira também contou com “Espaço Gastronômico” e programação artística com cantores regionais.

Em consonância com a Fenepalmas, aconteceu o XVI Fórum Internacional de Administração (FIA), organizado pelo Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO), e a Arena do Conhecimento, conduzida pelo Sebrae.  (Com informações da Ascom/Acipa)



keyboard_arrow_up