Em comemoração a semana do Dia das Crianças a equipe multidisciplinar da Defensoria Pública em Paraíso do Tocantins desenvolveu o projeto “Drogas, Legal é Prevenir”. A ação visa realizar atividades educativas nas escolas da rede municipal de ensino, durante os meses de setembro e outubro, e têm como público-alvo a comunidade escolar, principalmente crianças entre 6 a 12 anos.
Possui como objetivo formar multiplicadores e orientar sobre as consequências do uso das drogas. Usando método lúdico, o projeto é iniciado com a exibição do desenho animado “Uma viajem ao cérebro, danos que as drogas causam”, seguida da apresentação da peça teatral de fantoches, intitulada “Quero ser feliz sem drogas, e você?”, retratando o cotidiano de uma criança que começa a se envolver no mundo das drogas, mas através do diálogo entre os familiares/ escola e amigos, consegue ver o perigo que as drogas representam. Foram confeccionadas cartilhas, contendo informações importantes sobre as drogas, que estão sendo entregues aos pais e responsáveis pelas crianças.
Acreditamos que através do conhecimento, as crianças poderão contribuir de maneira mais efetiva no combate às drogas.
São técnicos responsáveis pelo ProjetoMaria de Jesus Jardim dos Reis - Assistente Social; Regiane de Paula Sousa Farias – Psicóloga; Dayane Nunes de Araujo – Pedagoga, com apoio da diretora do Núcleo Regional de Paraíso do Tocantins, defensora pública, Ítala Graciella Leal de Oliveira.