O Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), participa e apoia vídeo interinstitucional que tem como tema “A Rede de Proteção no Combate à Violência Contra a Mulher”. O lançamento da obra audivisual, uma iniciativa do Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) Mulher, o qual o Nudem integra, aconteceu nesta sexta-feira, 1º, no auditório da Instituição em Palmas.
Coordenadora do Nudem, a defensora pública Silvânia Barbosa de Oliveira Pimentel participou do lançamento e ressaltou que este tipo de trabalho é muito importante para dar, de uma maneira mais didática, visibilidade à problemática e a toda a comunidade que integra a rede de combate à violência contra a mulher.
“A ideia do vídeo é justamente divulgar para a sociedade que existe esta rede, facilitando a identificação de quem a compõe; mas, principalmente para as mulheres que vivem estes tipos de violência, apontando onde elas podem procurar ajuda e como este suporte acontece”, destacou Silvânia Pimentel.
Para a coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda, um material como o vídeo lançado carrega em si muitas informações e significados que fortalecem a rede interinstitucional e a luta pelo fim da violência contra a mulher.
“Quando é falado em lançamento de um vídeo, em apresentá-lo, na verdade estamos falando em reforçar a apresentação de toda a rede de proteção, em evidenciar todos os dispositivos e serviços disponíveis para a sociedade palmense, incentivando as denúncias a partir dos nossos canais e a procura por apoio a partir das instituições que formam o Nupav. Esta é a real grandeza desta iniciativa”, enfatizou Leyssane Arruda.
Também participou da solenidade a titular da 2ª Defensoria Pública de Violência Doméstica de Palmas, defensora pública Vanda Sueli Machado.
O vídeo
A produção fílmica de caráter conscientizador tem pouco mais de quatro minutos de duração e expõe, em encenação, o que é real na vida de muitas mulheres: o cotidiano de agressões verbais, psicológicas e até físicas sofridas no âmbito domiciliar. Ele também evidencia o funcionamento efetivo da rede de proteção e apoio à mulher vítima desta violência em Palmas, mostrando os canais disponíveis para denúncia e as instituições que oferecem acolhimento na Capital.