A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), participou, nesta sexta-feira, 28, da reunião de planejamento da Caravana Todas Fortes por Elas, da Secretaria de Estado da Mulher.
A iniciativa tem o intuito de percorrer municípios do Tocantins, levando atendimentos e serviços em diversas áreas para as mulheres tocantinenses.
A diretora de Políticas para Mulheres e Relações Sociais da Secretaria da Mulher, Terezinha Aquino, destacou que uma das metas da Caravana deste ano é dobrar o número de municípios atendidos. “A Caravana do ano passado já foi um sucesso e chegou a 15 municípios. Para este ano, queremos alcançar 31 cidades, por isso precisamos de diversos parceiros.”
Coordenadora do Nudem, a defensora pública Pollyana Lopes Assunção reforçou a parceria da Defensoria Pública para o desenvolvimento de ações que visem o empoderamento feminino e a redução dos casos de violência. “A Defensoria está de portas abertas para todas as iniciativas que nos ajudem a tirar o Tocantins do ranking dos estados que mais agridem mulheres. Não adianta sermos destaque no agronegócio ou na indústria se as nossas mulheres estão sofrendo em casa. A Caravana pode contar com o Nudem e com a Defensoria Pública”, frisou Pollyana Assunção.
Caravana Todas Fortes por Elas
O projeto da Secretaria da Mulher visa promover o empoderamento feminino, fortalecer a participação das mulheres na vida política e social, ampliar o acesso a serviços de saúde específicos para as mulheres e capacitar esse grupo para o mercado de trabalho.
Em 2024, a Caravana passou pelos municípios de: Aragominas, Brejinho, Ipueiras, Mateiros, Miracema, Muricilândia, Novo Acordo, Pedro Afonso, São Félix, Santa Fé do Araguaia, Santa Tereza, Tocantínia e Paranã, além de aldeias indígenas como Nova Aldeia e Aldeia Salto, ambas em Tocantínia.