O Núcleo Especializado de Defesa e Proteção da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou, enquanto integrante da Rede de Atendimento às Mulheres, de uma ação de conscientização sobre os tipos de violência doméstica e o acolhimento defensorial às vítimas deste crime. A iniciativa ocorreu nessa terça-feira, 26, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Quadra 806 Sul, em Palmas.
De acordo com a assessora jurídica Franciélis Vargas, que representou o Nudem na ocasião, acompanhada da estagiária Isabela Menzes, a ação foi uma oportunidade de conscientizar mais pessoas acerca do tema e das maneiras como lidar com a violência contra a mulher.
“A Rede de Atendimento realiza estas ações em diversos locais públicos, onde expomos sobre os tipos de violência doméstica e como as mulheres vítimas podem e devem buscar o atendimento da Defensoria Pública, do Nudem, para terem seus direitos garantidos, e a proteção também. Ou seja, é um momento de orientação geral, de tirar dúvidas e indicar como denunciar e realizar os primeiros passos para um possível acolhimento”, explicou
A atividade contou, ainda, com representantes da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (1ª Deam) da Capital, a delegada Suzana Fleury Orsine; e do Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), a coordenadora da entidade, Leyssane Arruda.