Diferentes instituições, órgãos públicos e comunidade em geral se uniram em uma carreata pela Capital na manhã desta quinta-feira, 25, em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve presente por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem), que integra a Rede de Proteção à Mulher de Palmas.
“As mulheres em situação de violência doméstica ficam vulneráveis, e muitas não sabem onde procurar apoio. Então, esta programação tem o fito de dá conhecimento sobre as principais formas de denúncia, os principais canais e redes de atendimento”, disse a coordenadora do Nudem, defensora pública Silvânia Barbosa de Oliveira Pimentel.
Os participantes saíram da sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e percorreu várias ruas e avenidas da cidade com faixas temáticas pedindo o fim da violência contra a mulher. Estiveram presentes ativistas pelo fim da violência; representantes de vários órgãos públicos municipais, estaduais, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), além de universidades, conselhos e representantes do meio religioso.
A coordenadora do Núcleo de Vigilância e Prevenção às Violências e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), que são os organizadores do evento, Leyssane Arruda, ressaltou que essa é uma forma de para mostrar para a sociedade que existe uma rede de proteção. “A carreata veio para mostrar que todas as instituições são portas de entrada para a defesa e proteção com a garantia das medidas de acompanhamento”, declarou.
A delegada da 1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Palmas, Lorena Josphine Oyama, reforçou sobre a importância da ação para garantir visibilidade ao momento de proteção. “Queremos chamar atenção para que as mulheres denunciem, pois quanto mais rápida elas denunciarem, mais seguras elas estarão”, concluiu.
Campanha
Com a temática “Una-se pelo fim da violência contras as mulheres e meninas – Vida e Dignidade para Todas”, a carreata integra a programação da Campanha Internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”