Instituição parceira do Passeio Ciclístico Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), participou, neste sábado, 26, da 2ª edição da iniciativa, que reuniu cerca de 100 pessoas no cumprimento de um circuito de 7 quilômetros pelas ruas de Palmas. O evento, que teve como objetivo dar foco à luta pela garantia de direitos e da proteção das mulheres, foi uma realização da Casa Militar (Camil) do Governo do Estado.
Coordenadora do Nudem, a defensora pública Silvânia Barbosa de Oliveira Pimentel participou da programação falando com as pessoas presentes sobre a atuação defensorial na proteção da mulher. Na ocasião, Silvânia Pimentel ressaltou o valor de eventos do tipo para dar visibilidade à causa.
“Ações como estas são muito importantes para envolver a comunidade no sentido de conscientizarmos a todos que a violência contra a mulher não pode ser normalizada pela sociedade. Esta visibilidade dada ao movimento é muito importante para a sociedade como um todo”, afirmou a Coordenadora do Nudem.
União na atuação
Uma das ciclistas, a titular da 2ª Defensoria Pública de Violência Doméstica de Palmas, defensora pública Vanda Sueli Machado, destacou que o volume de pessoas unidas em uma só causa desperta a atenção da sociedade em geral.
“Quando um movimento deste tamanho passa pelas ruas, ele chama a atenção, desperta a curiosidade sobre o tema, sobre esta união entre comunidade e instituições, mostra que a atuação funciona e que é necessário haver a conscientização pela não violência contra as mulheres; isto é de extrema importância”, enfatizou Vanda Machado.
Secretário executivo da Casa Militar, o tenente-coronel da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) João Leyde de Souza Nascimento reforçou que junto à mobilização da sociedade sobre esta pauta, o evento é fundamental para integrar as instituições, sejam públicas ou privadas, na luta contra a violência doméstica, pauta desafiadora esta que afeta todas as classes sociais; sendo a DPE-TO uma das parceiras que ele destaca.
“A Defensoria Pública é a instituição que atua como porta de entrada para as demandas jurídicas que envolvem a violência contra a mulher, mas é muito importante, também, porque ela compartilha conosco a idéia da prevenção. Então, a partir da união entre a PM e a Defensoria, também é possível se fazer políticas públicas preventivas e de orientação para a sociedade em geral”, destacou o coronel De Souza.
Doações
As pessoas que participaram do passeio ciclístico doaram alimentos não-perecíveis que serão repassados à Liga Feminina de Palmas e à Casa 8 de Março.
Circuito
O passeio teve início, às 7h30, em frente à ala norte do Palácio Araguaia, na Praça dos Girassóis. Em seguida, ele passou por avenidas de grande movimento da Capital, sendo encerrado próximo à orla da Praia da Graciosa, na sede da Associação dos Oficiais Militares do Estado do Tocantins (Aometo), o Clube dos Oficiais, onde um café da manhã e doações de árvores nativas do cerrado foram disponibilizados a quem participou.