edit Editar esse Conteúdo

Nudem fala sobre direitos das mulheres rurais em roda de conversa em Taquaruçu Grande

Publicado em 30/10/2019 10:05
Autor(a): Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO
Mulheres que participaram da roda de conversa - Foto: Divulgação



Com o objetivo de dar visibilidade e fortalecer o movimento de mulheres rurais na região de Palmas, o Nudem realizou a Roda de Conversa na última sexta-feira, 25


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 15 milhões de mulheres vivem na área rural, o que representa 47,5% da população residente no campo no Brasil. Com o objetivo de dar visibilidade e fortalecer o movimento de mulheres rurais na região de Palmas, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por intermédio do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem), realizou a Roda de Conversa sobre Direitos das Mulheres Rurais na última sexta-feira, 25.

A roda de conversa foi direcionada pela defensora pública Vanda Sueli Machado, coordenadora em substituição do Nudem, e aconteceu na Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande, distrito de Palmas. Na ocasião, a defensora pública expôs os direitos das mulheres rurais para que elas possam exercê-los com plenitude. “É mais uma oportunidade para dialogar sobre empoderamento e maturidade emocional da mulher para ruptura de relacionamentos abusivos", declarou.

A programação segue a campanha nacional que traz como tema “Pensar em igualdade, construir com inteligência, inovar para mudar”, onde o eixo condutor da iniciativa é a importância de valorizar os direitos das mulheres rurais em todos os níveis, desde as garantias individuais até coletivas, e promover condições para o cumprimento das metas de igualdade de gênero e fim da pobreza rural estabelecidas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Campanha

A mobilização em todo o País segue até o mês de dezembro com atividades que priorizam o papel das mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes na produção sustentável de alimentos saudáveis e nutritivos. A campanha também visa estimular a adoção de medidas que facilitem o acesso delas a recursos e sistemas produtivos de inovação, de forma a aumentar a representação das mulheres no campo da ciência e do uso de novas tecnologias.



keyboard_arrow_up