O Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), participou da primeira capacitação de formação da Casa da Mulher Brasileira. Promovido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, o evento contou com a colaboração do Ministério das Mulheres e apoio da ONU Mulheres.
Estiveram presentes na capacitação, realizada nessa quinta, 13, e sexta-feira, 14, a coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), defensora pública Pollyana Lopes Assunção, e a servidora do Nudem Nicolle Vilhena Vieira.
O evento teve como objetivo alinhar as ações para a criação de uma estrutura de atendimento humanizado, voltada para o acolhimento de mulheres em situação de violência de qualquer natureza.
O encontro foi conduzido pela coordenadora-geral de Fortalecimento da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres (Senev), Maura Luciane Sousa, e pela consultora sênior da Organização das Nações Unidas Mulheres (ONU), Ana Teresa Iamarino.
Casa da Mulher Brasileira
A Casa da Mulher Brasileira integra, em um único espaço, serviços especializados para diferentes tipos de violência. Entre os serviços oferecidos estão acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças (brinquedoteca), alojamento de passagem e central de transportes.