edit Editar esse Conteúdo

“Habilidades socioemocionais” é tema de palestra com estudantes de Gurupi

Publicado em 06/12/2022 09:26
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
Participaram da palestra cerca de 40 alunos, com idade entre 13 e 15 anos - Foto: DPE-TO Gurupi/Divulgação

Matéria atualizada dia 12/12/2022 às 14h36


Encerrando o ciclo de palestras do programa “Defensoria Pública nas Escolas” em Gurupi, a 230 km de Palmas, a psicóloga Isabel Cristina Izzo e a assistente social Daniela Silva Portilho, ambas da Equipe Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) no município, estiveram nesta segunda-feira, 5, no Instituto Educacional Passo a Passo.

Conversando com cerca de 40 alunos, com idade entre 13 e 15 anos, Isabel Izzo e Daniela Portilho falaram sobre habilidades socioemocionais, onde foram abordadas emoções como medo, ansiedade e possíveis consequências caso estes sentimentos sejam vivenciados em desequilíbrio e sem o apoio, resultando, por exemplo, numa depressão.

“A palestra adotou uma abordagem com interação interpessoal com trocas de informações, em que um grande número de alunos fez suas próprias perguntas e colocações sobre o tema que foi sendo explanado. Os alunos pediram “bis”, pois acharam importante terem podido se expressar e sanar suas dúvidas”, contou Isabel Izzo.

Segundo a coordenadora da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO, a psicóloga Gabriela Fernandes Maximiano, na atuação cotidiana da equipe multidisciplinar fica perceptível que a sociedade tem se atentado para o impacto da necessidade do desenvolvimento de habilidades socioemocionais para o estabelecimento de relações mais saudáveis. “Como desenvolver habilidades socioemocionais sem falar das emoções? Por isso essa temática se torna de suma relevância para a garantia dos direitos à saúde, respeito, dignidade e outros”, destacou a Psicóloga ao lembrar de uma fala do Paulo Delgado "...você acaba negando a origem da humanidade quando não fala dos sentimentos".

Agradecimentos

Após a palestra, no dia 8, a equipe multidisciplinar foi surpreendida pela Diretoria e Coordenação do Instituto que foram até a Defensoria Pública agradecer a parceria e a palestra realizada na unidade escolar.



keyboard_arrow_up