edit Editar esse Conteúdo

Em reunião com gestores, Esdep fala sobre a capacitação dos conselheiros tutelares

Publicado em 23/11/2022 14:00
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
Diretora-geral da Esdep, Téssia Carneiro, deu detalhes de como irá funcionar a capacitação - Foto: Loise Maria/Comunicação DPE-TO

A Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) participou nesta quarta-feira, 23, da Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Tocantins (CIB/TO), que aconteceu no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas. Na ocasião, a diretora-geral da Esdep, defensora pública Téssia Gomes Carneiro, falou sobre a Capacitação Inicial dos Conselheiros Tutelares no Estado do Tocantins.

“Essa capacitação é fruto de parceria com o Ministério da mulher, da Família, do governo federal, e foi pensado para atender com excelência todos os conselheiros do nosso estado. Contará com 20 módulos e haverá uma certificação de 48 horas de carga-horária e certificação para os participantes”, explicou a Diretora-Geral da Esdep.

Segundo Téssia Carneiro, para a capacitação, pensando de forma interdisciplinar, foram selecionados profissionais de várias áreas. “Contaremos entre os ministrantes defensores públicos, promotores de justiça, assistentes sociais, pedagogos, profissional da história, inclusive profissional da letras, para auxiliar na questão da redação oficial dos conselhos tutelares, na confecção de um ofício, de um e-mail, dentre outras atividades relacionadas a redação oficial. Então eu acredito que o curso terá um impacto muito grande nos municípios, até porque formação é empoderamento e a gente solicita através desse informe que convide, que comunique nos municípios a necessidade de todos participarem”, pontuou.

Módulo I

O Módulo 1 da Capacitação Inicial dos Conselheiros Tutelares no Estado do Tocantins acontece nesta quinta-feira, 24, e terá como tema “Aspectos históricos e psicossociais dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil (da coisificação ao protagonismo e o direito à participação – sujeitos de direitos).”

A aula online será ministrada pela psicóloga Gabriela Fernandes Maximiano e pela assistente social Valéria Lustosa de Alencar, ambas da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), com transmissão pelo canal da DPE-TO no Youtube.

Os(as) profissionais interessados(as) em participar podem se inscrever aqui.

O Curso

A capacitação é uma iniciativa da Defensoria Pública do Tocantins por meio da Escola Superior da Defensoria (Esdep) e do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Ministério da Mulher da Família, e dos Direitos Humanos.

O curso conta com 20 módulos, que ocorrerá de forma on-line, seguirá  até 14 de junho de 2023, totalizando uma carga horária de 48 horas.

Focado na promoção formação continuada dos conselheiros tutelares (titulares e suplentes) que atuam nos municípios tocantinenses, a capacitação visa fornecer instrumentos técnicos aos participantes, que poderão compartilhar experiências e, assim, buscar melhores soluções na efetivação do trabalho de proteção e defesa da criança a do adolescente.

Mais informações

Para mais informações acerca do curso e das temáticas a serem abordadas em cada módulo, basta entrar em contato com a Esdep por meio do WhatsApp (63) 99229-6032 ou do e-mail esdepto@gmail.com.

Confira a programação completa aqui.

keyboard_arrow_up